Teatro amador ‘invadiu’
a Póvoa de Lanhoso

Cerca de 200 participantes, representativos de mais de 40 grupos de teatro amador, marcaram presença, nos dias 23 e 24 de Janeiro, no V rum Permanente de Teatro de Amadores, numa organização da ANTA – Associação Nacional de Teatro de Amadores, que contou com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso. Os trabalhos tiveram o seu início bado de manhã e prolongam-se até ao meio-dia de domingo, hora em que se procedeu ao encerramento dos diversos painéis, seguindo-se a cerimónia solene de encerramento. A finalizar a jornada de trabalho, pelas 14 horas, teve lugar a cerimónia de tomada de posse dos órgãos sociais da ANTA para o período 2010-2012.
Formação de actores, iluminação, cenografia, escrita criativa, adereços e caracterização foram os painéis ministrados no V Fórum Permanente que contou com a presença de onze formadores, entre os quais João Fonseca Barros (cenógrafo de Filipe La Féria), Jorge Fraga (encenador) e Thiago Justino (actor e formador de teatro na Casa do Artista e IPJ).
Antes do início da jornada de trabalho, os participantes puderam assistir, na noite de sexta-feira, dia 22, à antestreia da peça “Pássaro de Papel”, do Centro de Criatividade da Póvoa de Lanhoso.
Na cerimónia de abertura, na manhã de sábado, realizada no Fórum dos Bombeiros Voluntários, Fátima Moreira, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, deu as boas-vindas aos participantes e lançou o desafio para que “este fim-de-semana desperte a curio-sidade de conhecer as potencialidades da Póvoa de Lanhoso”. “A Póvoa de Lanhoso é uma vila muito bonita e que sabe acolher muito bem”. “Este evento é uma iniciativa muito importante para nós porque a Póvoa de Lanhoso tem-se assumido como uma vila em que o teatro tem um palco privilegiado”, disse Fátima Moreira...