Fontarcada é uma freguesia
que dá indicações de um futuro promissor”


MF – Em termos de desemprego, a sua freguesia foi muito afectada?
AP – É claro que como referi anteriormente, a freguesia sentiu e sobremaneira estes encerramentos, ou seja, deslocalizações, pois quase todos ou grandíssima maioria procurou outras paragens na busca de emprego, ou regressaram às suas terras de origem, já que havia muita gente em particular na LEAR que pertencem a outros concelhos.

MF – Que descrição faz, actualmente, da freguesia de Fontarcada?
AP – É uma freguesia que, com o anterior presidente João Oliveira, melhorou muito de há uns anos a esta parte, desde a rede viária, iluminação pública, apoio às escolas, serviços disponíveis, rede de água e saneamento. Enfim, uma panóplia de melhorais palpáveis e visíveis que não existiam há uma dezena de anos. A população aumentou, com o contributo da então LEAR e ISAVE e que posteriormente funcionaram no sentido inverso, mas que entretanto estabilizou.
Fontarcada é uma freguesia que dá indicações de um futuro promissor e onde será bom fixar residência e fazer parte de uma comunidade onde a Junta de freguesia terá certamente um relacionamento de proximidade e na busca constante de respostas capazes aos problemas e solicitações que irão surgindo.

MF – No seu manifesto eleitoral, revelou que pretende dar um maior apoio às pessoas e aos seus problemas. De que forma o pretende fazer?
AP – Como sabem, o desenvolvimento sustentado só é possível com a verdade em primeiro lugar e juntamente com a população ao mesmo nível se consegue dar passos construtivos para que não surjam castelos de areia, que com a intempérie se desmoronam. No manifesto eleitoral, como é do conhecimento de todos, serão realizadas acções gratuitas de rastreios no campo da saúde; tentar-se-á revitalizar o associativismo da freguesia; proporcionar intercâmbios culturais (já foi iniciada a geminação com outras freguesias – Fonte Arcadas); criar áreas de lazer; impulsionar o centro de dia, entre outras propostas para que a população possa fruir, usufruir e sentir-se apoiada pela sua terra e na sua terra. Recordo que, foi criado um espaço consultivo de apoio aos lugares da freguesia em que as pessoas poderão e deverão participar activamente através da participação de problemas ou ocorrências nos seus lugares e apresentar sugestões, no sentido de um maior conhecimento do que se passa na freguesia. Vou dar o seguinte exemplo: em tempos o centro de dia foi pensado, debatido, apresentado e formalizado o projecto para a sua concretização. Por vários motivos, um dos parceiros nesta aspiração não lhe deu continuidade, o que levou ao abandono do projecto. A sustentabilidade de uma acção deste género só existe se as condições estiverem reunidas de forma cimentada e assumida para que se torne realidade e é nesse espírito que o apoio às pessoas e aos seus problemas se torna efectivo.
O desenvolvimento que se pretende para a freguesia não é o de promessas vãs e argumentação do momento, mas sim fazer o que estiver ao nosso alcance e com certezas firmadas que se conseguirá concretizar e apresentar resultados...