Entrevista a Francisco Silva, Presidente da Junta de Freguesia de Friande

“Comecei a ver a freguesia
a atrasar-se em relação a outras”
Francisco Manuel da Silva é, desde Outubro de 2009, o novo presidente da Junta de Freguesia de Friande. Com novas ideias e uma nova equipa, a Junta de Freguesia mostra-se empenhada em desenvolver a freguesia que, segundo o presidente de Junta, esteve um pouco parada no tempo nos últimos anos. Tal como noutras freguesias, a rede viária continua a ser a grande preocupação da nova equipa que está à frente dos destinos da freguesia. A transformação do edifício da escola primária em centro de convívio é uma das formas de contornar o isolamento em que vivem alguns dos habitantes.

Maria da Fonte - Depois de ter sido candidato, em 2001, voltou a apostar, em Outubro passado, na recandidatura à Junta de Freguesia de Friande. O que o levou a recandidatar-se?
Francisco Silva – Faz parte da minha maneira de ser e da filosofia que defendo: quando gostamos das coisas devemos lutar por elas. Há quatro anos concorri pelo CDS e claro com expectativas menores que nestas últimas eleições, mas mesmo assim com a possibilidade de ganhar. Nestes últimos quatro anos cheguei a dizer que não voltava a candidatar-me mas comecei a ver a freguesia a atrasar-se em relação a outras freguesias. Depois, senti a pressão tanto do Partido Socialista com do PSD, para que eu me candidatasse. Analisei, falei com a minha esposa e decidi voltar a candidatar-me e só faltava escolher porque partido ia concorrer, mas sempre colocando a freguesia em primeiro lugar. Eu não sou político, o que me preocupa é trabalhar para o desenvolvimento da freguesia e para o bem-estar das pessoas.
Depois de falar com várias pessoas, vi, realmente, que quem podia ganhar era o presidente actual porque, normalmente quem está no primeiro mandato, as pessoas acabam por dar um segundo. Foi nesse sentido que eu escolhi o PSD. Não tenho cor política. A minha bandeira é a freguesia de Friande e foi por isso que me candidatei, para tentar desenvolver a minha freguesia nestes quatro anos.

Maria da Fonte - Como se sente no cargo de presiden-te de Junta? Era o que esperava?
FS – Sou a mesma pessoas que antes de ser presidente de Junta. Era o que eu esperava pois conheço a freguesia. Sabia que é necessário ter tempo para ser presidente de Junta e sabia que tinha de dar de mim e ter disponibilidade para resolver os problemas da freguesia de Friande.

MF - Como descreve a freguesia de Friande?
FS – A freguesia de Friande parou um pouco no tempo e isso está à vista de todos pois quando andamos a percorrer a freguesia com os elementos que agora integram o executivo, eles não tinham noção do que era realmente a freguesia de Friande. Na ocasião em que me convidaram, deixei vincado que seria candidato mas com a certeza de que me ajudariam a desenvolver a freguesia de Friande. Disse-lhes a eles que queria ir para presidente de Junta mas não para passar férias para a Junta de Freguesia. Quando anda-mos de porta a porta ficaram com a noção do que era a freguesia pois deve ser, com tristeza minha, a freguesia menos desenvolvida do concelho da Póvoa de Lanhoso.

MF - Quais as maiores necessidades da freguesia?
FS – Neste momento, fazem falta várias coisas, mas maior preocupação é a rede viária, criar acessos dignos das pessoas às suas habitações, pois alguns acessos estão em muito mau estado. Cerca de 70 a 80% da rede viária necessita de uma intervenção. Precisamos também criar zonas de construção, apoio às pessoas mais idosas da freguesia e criar mais iniciativas voltadas para o público mais jovem...