“Nos últimos anos
esteve tudo parado”
MF – Dado que o edifício da escola primária está desocupado, e apesar do mesmo pertencer à autarquia, há algum projecto com vista ao seu aproveitamento?
FS – Já estamos a trabalhar nisso e, em princípio, em Março, vamos dar início ao centro de convívio, para que as pessoas da freguesia possam conviver. Ao invés de estarem sozinhos, podem deslocar-se ao centro de convívio e aí realizar diversas actividades, que contarão com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso. A intervenção no edifício passa pela pintura e limpeza, assim como outros pormenores que estão a ser preparados. A freguesia de Friande está afastada da sede do concelho e encontra-se mais isolada. Desta forma promoveremos momentos de convívio entre as pessoas da freguesia, independentemente da sua idade.

MF – Como está a freguesia em termos de rede de água e saneamento?
FS – Penso que a nossa freguesia vai ser dos casos mais difíceis pois é uma freguesia muito dispersa. Em conversa com o executivo, a rede de água só se iniciará para 2011 ou 2012. A água que a Junta de Freguesia dispõe é para abastecimento dos fontanários da freguesia e queremos preservar essa água até lá.

MF – Que apoio têm os mais idosos da freguesia?
FS – Há alguns idosos e tentamos dar a nossa ajuda aos que têm menos rendimentos e têm problemas para resolver. Temos dois casos de pessoas com problemas na sua habitação e estamos a tratar disso juntamente com a Câmara Municipal. Num dos casos, a habitação não tem casa de banho e no outro chove no interior da casa.
Quanto a alimentação, os idosos são servidos, salvo erro, pelo Centro Social de Monsul. Também aqui perto temos o Centro Teresiano de Verim que presta apoio aos mais idosos...