CEM ANOS DE REPÚBLICA (1)

Esta politeia é legítima?
Que interessa isso agora?

O regime instaurado a 5 de Outubro de 1910 nunca foi submetido a verdadeiro sufrágio universal do povo português. Cem anos depois, com a legimidade constitucional da III Re-pública, instaurada em 25 de Abril de 1974, há quem pergunte: a I república é legítima?
Monarquia Já! que se faça um referendo — este é um grito que ecoa ainda nas consciências de representativas franjas da população portuguesa, mais a Sul que a Norte e há quem não entenda porque é que não se faz um referendo sobre a “politeia” (politea) de Platão no seu diálogo com Sócrates.
Face aos desmandos da I República que conduziram à II República com uma Ditadura de 48 anos, em plena descrença sobre o rumo da III República, há quem sustente que não há nada mais urgente que Recuperar uma Monarquia que já foi uma das mais antigas do mundo e foi sobre a monarquia que os Portugueses conseguiram os maiores feitos.
Numa perspectiva pessimista, uns dizem que a Republica só serviu para os Portugueses ficarem mais aleados e mais afastados dos assuntos do país, por-que a Presidencia da República converteu-se em só mais um tacho politico sem qualquer eficácia, mas ninguém pode substituir a dignidade de um Rei — afirmam. Acrescentam, em defesa do seu argumento, que em 731 anos de monarquia, Portugal conseguiu os melhores momentos da sua História.
Com os Descobrimentos, impulsionados pelo Infante D. Henrique e D. João II, deu novos Mundos ao Mundo, criou o Brasil, e atingiu níveis técnicos de navegação nunca vistos pela humanidade!
Se hoje há países lusófonos, isso deve-se aos navegadores da monarquia ! No reinado de D. Manuel I, Portugal foi o país mais rico e poderoso da Terra ! E com a República ?
De 1910 até 1926, foi um desastre, embrulharam Portugal na I Grande Guerra, tivemos cerca de 9.000 mortos, que segundo os republicanos da época, foi necessário para defender as colónias!
Depois veio a Revolução Militar do 28 de maio, Salazar e o seu Estado Novo, e novas guerras para defender as colónias. Mais 9.000 mortos!
Depois do Abril, estamos como estamos, 600.000 desempregados, 2.000.000 de pobres, défice de 10%, vida externa igual ao PIB, um desastre!
A monarquia espanhola custa 9 milhões de euros, a nossa presidência custa 16 milhões!
Mas, pelo rumo dos ideais do nosso tempo, não adianta continuar a chorar leite derramado sobre a Monarquia.
Por isso, ao iniciarmos este conjunto de crónicas, queremos contribuir humildemente para que as comemorações do Centenário da República poderão ser a semente de um novo espírito de cidadania...