EDITORIAL


Armindo Veloso




ESPEREMOS


Esperemos que o governo da nosso concelho seja competente. Consiga aplicar os recursos – que são escassos dadas as necessidades numa altura de incerteza e grave crise - da melhor forma, não se notando os “nossos” ou os “deles” e que interiorizem que, uma vez eleitos, são os governantes de todos os povoenses; que haja nos líderes locais uma característica fundamental para um bom desígnio que é a discrição. Discrição essa que passa pelos actos públicos e até por alguns privados desde que esses sejam acompanhados por amigos de ocasião.
Esperemos que o governo da República seja competente. Se convença que governar em minoria obedece a arte e engenho resultando muitas vezes em melhores governos.
Esperemos que o governo pense, de uma vez por todas, que as obras faraónicas não são essenciais para Portugal e que o exemplo da reconversão do parque escolar, iniciativa do mesmo governo, devia fazer escola.
Esperemos que a crise financeira e económica que teve o seu epicentro no ano passado se comece a esvanecer de forma significativa.
Esperemos que, para bem do país e da democracia, o PSD, historicamente a força política alternativa, se organize, de uma vez por todas, com um líder credível e duradouro.
Esperemos que o Presidente da República tenha um ano tranquilo reafirmando a sua condição de “válvula de segurança” do regime.
Esperemos que o desemprego, um dos maiores flagelos do momento, comece a diminuir em Portugal.
Esperemos que os líderes mundiais sejam competentes e que a descompressão provocada pela eleição de Obama se traduza em factos reais.
Esperemos que a crise de valores, a maior de todas, comece a ser pensada seriamente como o alfa e o ómega das civilizações.
Esperemos que todos nós tenhamos um óptimo ano de 2010.
São dez esperanças, no meio de muitas outras, que deixo neste primeiro número de 2010.
Até um dia destes.