MISERICÓRDIA

Câmara Municipal
apoia Unidade de Longa Duração


A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e a Santa Casa da Póvoa de Lanhoso assinaram, recentemente, um protocolo de Apoio Financeiro para a comparticipação do Município à construção de uma Unidade de Longa Duração já em curso pela Misericórdia.
"O Município da Póvoa de Lanhoso, enquanto entidade vocacionada para a prossecução de fins públicos, não pode nem deve alhear-se de um projecto com essa envergadura, cabendo-lhe um papel decisivo na área social, sobretudo de apoio aos estratos mais carenciados, desfavorecidos e aos que não encontram outras formas de apoio", refere a autarquia.
Recorde-se que a Misericórdia foi contemplada com a aprovação da candidatura ao Programa MODELAR (Programa de Atribuição de Apoios Financeiros) com o projecto de investimento em unidade de cuidados intensivos continuados integrados, designada por Unidade de Longa Duração e manutenção da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso.
A comparticipação financeira da Câmara Municipal àquele projecto é de 15 por cento do valor elegível no âmbito dessa candidatura aprovada (no valor de 1.243.435,00 euros), o que equivale a um montante aproximado de 186.500 euros.
A construção da Unidade de Longa Duração começou no mês de Junho. Aquele equipamento, com 2400 metros quadrados, terá capacidade para 29 camas, e deverá estar concluído no final deste ano, de modo a poder integrar a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados.