Inauguração uniu gerações

Criançada voltou a dar vida
à Escola António Lopes















O dia 12 de Setembro assinalou um momento importante na educação no concelho da Póvoa de Lanhoso, com a inauguração do primeiro centro educativo do concelho - o Centro Educativo António Lopes, numa obra que resultou da reconstrução e ampliação da Escola António Lopes.
Ao convite endereçado pela autarquia, foram muitos os que compareceram na inauguração do primeiro centro educativo do concelho da Póvoa de Lanhoso. As cerimónias tiveram o seu início pelas 16 horas, num dia marcante para a comunidade escolar, com os mais pequenos a dar as boas-vindas aos presentes. Para muitos, que já frequentaram os bancos das antigas Escolas António Lopes, foi o voltar ao passado, recordando as salas por onde passaram.
Ao antigo edifício, totalmente remodelado, acresce agora uma nova área, numa obra que aliou o passado ao futuro, procurando respeitar o legado de António Lopes.
As cerimónias tiveram início com o descerramento da placa comemorativa, pelo presidente da Câmara Municipal, Manuel José Baptista, e pelo director-adjunto da DREN, Manuel Oliveira, seguindo-se, momentos depois, a bênção das instalações pelo padre Armindo Gonçalves, arcipreste e pároco da Póvoa de Lanhoso. Depois, crianças e adultos lançaram-se na descoberta do Centro Educativo António Lopes, ficando a conhecer todos os espaços que dele fazem parte.
Para uns foi o voltar ao passado e para os mais pequenos foi a alegria de conhecer o espaço que dentro em pouco passarão a ocupar. Num investimento de cerca de 2 milhões de euros, com parte do investimento a ser financiado a 70% pelo QREN, o Centro Educativo António Lopes, é composto por 11 salas para o 1.º ciclo, com capacidade para 265 alunos, e 4 salas para jardim-de-infância, com capacidade para 75 crianças, dispondo ainda de ginásio, polivalente, refeitório, biblioteca, sala de informática, consultório, zonas de recreio cobertas e descobertas, gabinetes de apoio e sanitários...