Entrevista a Gabriela Fonseca, Vereadora da Educação

“Este executivo
tem a preocupação de colocar as
pessoas em primeiro lugar”


Maria da Fonte - Recentemente, o Pelouro da Educação apresentou o Manual Digital. De que forma irá chegar a todos os alunos e qual a sua importância?
Gabriela Fonseca - No decorrer da Semana da Educação, o Manual Digital foi apresentado a todos os docentes do 1º ciclo e pré-escolar. Acreditamos que será uma importante ferramenta para os alunos do 1º ciclo do Ensino Básico que já detêm o computador Magalhães e, pela reacção dos docentes, ficou claro que vai valer a pena o investimento que a autarquia fez nos manuais digitais. Os alunos terão à sua disposição um conjunto de actividades nos domínios da Matemática, da Língua Portuguesa, do Estudo do Meio e do Inglês, umas com carácter mais lúdico outras mais pedagógico. Será certamente um bom complemento da componente lectiva e mais atractivo. Ainda esta se-mana serão entregues, juntamente com os manuais escolares, e terão início as acções de formação dirigidas aos respectivos docentes. Apesar de os conteúdos estarem de acordo com os programas do 1º CEB, as senhoras educadoras já propuseram que estes também se dirigissem ao pré-escolar.
MF - O que está a ser feito no âmbito dos planos de contingência relativos à Gripe A?
GF - A autarquia disponibilizou-se para colaborar e está a colaborar com as Escolas, que estão a elaborar os seus Planos de Contingência, de acordo com as recomendações, mas adaptados às suas realidades. Enquanto vereadora da Educação estou, naturalmente, preocupada e atenta. Tenho participado em reuniões com os Agrupamentos de Escolas, disponibilizei-me para com os Agrupamentos reunir com o Centro de Saúde e com as empresas transportadoras de forma a trabalharmos em rede e em estreita colaboração. Devo confessar que o facto que mais me preocupa é a circulação do dinheiro e os transportes públicos/escolares. Posso dizer que estão a ser tomadas todas as medidas necessárias, mas sem alarmismos. Naturalmente que os professores e os educadores terão um importante trabalho a desenvolver junto dos pais e dos alunos.
MF - Como se processou o arranque deste ano lectivo?
GF - Arrancou com toda a normalidade. Posso até afirmar que, tendo em conta a entrada em funcionamento do primeiro Centro Educativo, a elaboração dos planos de contingência e outros aspectos de última da hora, o início do ano lectivo está a correr muito bem. Em termos de apoio social escolar, a inserção dos alunos nos respectivos escalões, quer no 1ºCEB quer no pré-escolar, e a sua comunicação às escolas e às instituições com as quais temos parcerias, já foi efectuada. Em termos de colocações, posso dizer que, no dia 3 de Setembro já estavam colocados todos os professores das Actividades de Enriquecimento Curricular e os horários atribuídos, por forma a participarem no planeamento do ano lectivo. Para além disto, como já referi, ainda esta semana vamos entregar os manuais escolares e os manuais digitais...