Frades

População unida
na devoção a S. Mamede


Depois das festividades em honra de S. Roque, nos dias 15 e 16, a freguesia de Frades voltou a estar em festa no dia 17 de Agosto, segunda-feira, com a celebração da festa em honra de S. Mamede, na sua capela, bem no alto do monte.
Próximo do templo, os vendedores ambulantes foram colocando as suas tendas e de tudo um pouco se podia encontrar. Doces regionais, brinquedos, frutas, calçado, bebidas e comidas eram algumas das propostas apresentadas aos visitantes. Apesar do nevoeiro ao início da manhã nas freguesias circundantes, o sol e calor inundaram o local, dando as boas-vindas aos devotos que ali se deslocaram para assistir aos actos religiosos.
Ao longo do recinto, os participantes iam estendendo as suas mantas e colocando os merendeiros. Apesar daquela festa se realizar a uma segunda-feira, foram muitos os que compareceram no Monte de S. Mamede para acompanhar os festejos em honra daquele santo.
Pelas 11 horas realizou-se a Eucaristia, celebrada pelo padre Salvador Mota, e cantada pela Banda Musical de Calvos.
No decurso da Eucaristia, celebrada pelo padre Salvador Mota, foi destacado o papel de S. Mamede, na ajuda aos mais necessitados. “S. Mamede foi perseguido e teve que se refugiar nos montes, criando gado e distribuindo leite”, disse o sacerdote, destacando ainda a tradição de levar leite à capela de S. Mamede como sinal de agradecimento, sobretudo pelas mães que tiveram filhos.
“Todos os santuários foram construídos nos pontos mais altos, para significar que, naqueles locais, sentimos mais perto a presença do Senhor”, referiu o padre Salvador.
“É junto do Senhor que nós aprendemos o que é essencial”, frisou o sacerdote, que destacou a “necessidade de cultivarmos a nossa presença junto de Deus”.
No final da Eucaristia, o padre Salvador Mota agradeceu o empenho e a colaboração de todos quantos contribuíram para a realização das festas.
(...)