Fontarcada

Capela de S. Francisco
foi o cumprir de um sonho


A inauguração da capela pública de S. Francisco, no lugar de Simães, na freguesia de Fontarcada, foi o cumprir de um sonho antigo da população daquele lugar. Há já vários anos que os moradores do lugar de Simães manifestaram a sua vontade, em ter naquele lugar, uma capela pública.
Até ao dia 16, data da inauguração, a população de Simães usava, em momentos especiais, uma capela pertencente a uma família da freguesia. A partir deste momento, S. Francisco possuiu um local público de culto, disponível para toda a população, numa obra que ascende a cerca de 100 mil euros.
Antes da cerimónia de inauguração celebrou-se a Eucaristia, presidida pelo Cónego José Paulo de Abreu e concelebrada pelos párocos Fernando Eurico e Armindo Ribeiro.
No decurso da homília, o Vigário Geral da Diocese de Braga lançou o convite para que “saibamos alimentarmo-nos de Jesus”, fazendo alusão ao banquete eucarístico. O Cónego José Paulo lançou o repto para aceitarmos o convite para a mesa da sabedoria e para o banquete eucarístico, rejeitando o banquete da insensatez. Fazendo alusão ao orago escolhido para a nova capela – S. Francisco – aquele responsável da Diocese de Braga manifestou o seu contentamento pela escolha feliz, fazendo alusão ao espírito franciscano de amor a todos, ao enorme coração de S. Francisco, aquele que é considerado o santo mais ecológico, com um enorme amor pela natureza.
“Que nome bonito escolhestes para esta capela e que grande inspiração pode ser para a vida”, disse o Cónego José Paulo de Abreu que procedeu à bênção da capela e à unção do altar.
Em nome do Arcebispo Primaz de Braga, o Cónego José Paulo de Abreu deixou uma palavra de apreço aos presentes, felicitando todos quantos colaboraram na obra. “Parabéns pelo vosso esforço e pela vossa dedicação”, disse.
No final da Eucaristia, o padre Fernando Eurico deu conta do desenvolvimento das obras, agradecendo a colaboração da Junta de Freguesia de Fontarcada, que ofertou o terreno, da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, pelo importante contributo, da comissão de obras, pelo empenho e todo o trabalho desenvolvido, assim como ao povo de Fontarcada, em especial aos moradores do lugar de Simães.
“Estou encantado. Estou maravilhado. O sacerdote, por si só, pouco pode fazer, tem que ter estes braços direitos que é o povo de Deus, para que estas obras possam nascer”, disse o padre Fernando Eurico que agradeceu ainda à família Malaínho que, ao longo destes anos, disponibilizou a capela de S. Francisco, sua pertença.