No Intermarché da Póvoa de Lanhoso

Assaltantes levaram ouro

Viveram-se momentos de pânico, na manhã do dia 17 de Julho, no Intermarché da Póvoa de Lanhoso, quando vários indivíduos, encapuzados e munidos de caçadeiras, irromperam por aquela superfície comercial. O alvo dos larápios foi a “Ourivesaria Sacramento”, localizada junto a uma das entradas. No decurso do assalto, os larápios levaram ainda vários tele-móveis da loja da “Phone House”, ali situada.
Eram cerca das 11 horas quando tudo aconteceu e, àquela hora, encontravam-se dezenas de pessoas naquela superfície a realizar as suas compras. Como forma de intimidar as pessoas que ali se encontravam, os assaltantes dispararam vários tiros. Junto à porta da entrada daquela superfície eram visíveis pelo menos dois cartuchos.
Um dos meliantes ficou junto à entrada e os restantes, ao que tudo indica serem três, deslocaram-se à ourivesaria onde se encontrava a esposa do proprietário e a neta, tendo as mesmas sido obrigadas a abandonar o local. Do interior, levaram uma grande quantidade de peças em ouro, cujo valor se situa entre os 80 e os 100 mil euros.
Posteriormente, deslocaram-se à loja do lado de onde levaram alguns telemóveis, por sinal os mais caros que ali se encontravam expostos. As funcionárias da loja, quando se aperceberam da situação refugiaram-se no armazém, com medo de represálias. Para além dos bens furtados, os larápios provocaram estragos nas montras das duas lojas.
Os quatro indivíduos faziam-se deslocar num Toyota, que veio a ser abandonado na freguesia de Taíde.
Dado o alerta, a GNR da Póvoa de Lanhoso deslocou-se rapidamente ao local, mas quando ali chegaram os militares os assaltantes já se tinham posto em fuga. A partir dali, foram alertados os postos da GNR de conce-lhos vizinhos, com vista a interceptar as viaturas em fuga, e encetada uma caça ao homem.
No local compareceram elementos do Departamento de Investigação Criminal de Braga da Polícia Judiciária, com vista à recolha de indícios que levem à identificação dos assaltantes. A investigação prossegue sob alçada da PJ.
Os Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso estiveram no local, com vista a prestar socorro a algumas pessoas, que apresentavam, na sua maioria, crises de ansiedade. Duas das pessoas assistidas foram conduzidas pelos soldados da paz povoenses ao Hospital de S. Marcos, em Braga.