Inovação


Jóias para contrariar a crise

No ano em que se assinala, na Europa, a criatividade e a inovação como grandes lemas de todo o desenvolvimento, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, o Museu do Ouro, de Travassos e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo apresentaram, no dia 16 de Julho, pelas 17 horas, o projecto Luxtiles, que une a filigrana à cerâmica de alta investigação, na produção de jóias inovadoras, numa aliança da tradição com a modernidade.
Os alunos transformaram-se em modelos e apresentaram alguns dos trabalhos, elaborados com o apoio dos ourives da Póvoa de Lanhoso. Às jóias, que ornaram os pescoços das modelos, os alunos aliaram as embalagens e estojos inovadores, que evidenciam os azulejos. Os materiais nobres e as artes tradicionais aliaram-se à cerâmica na produção de jóias de rara beleza. “Só com iniciativas transversais e abrangentes, que utilizam a memória como recurso e a criatividade e inovação como estratégia, conseguiremos contrariar alguns dos constrangimentos económicos e sociais do mundo actual”, referiu Fátima Moreira, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso. Manuel Sousa, do Museu do Ouro, destacou que este projecto permite a “inovação do sector da ourivesaria, a promoção da Póvoa de Lanhoso e a aberturas de novos mercados e mentalidades”. Presentes na cerimónia estiveram também Nuno Brito, vice-presidente do Instituto Politécnico de Viana, e Ermanno Aparo, coordena-dor do curso do Design do Produto. “O que neste momento vale é a qualidade, é o pormenor. Onde há melhor qualidade e pormenor é na filigrana”, referiu Ermanno Aparo, que vincou ainda a “capacidade única dos ourives da Póvoa de Lanhoso em fazer a melhor filigrana portuguesa”. Por seu lado, Nuno Brito defendeu a necessidade de “existir cada vez mais parcerias entre o ensino superior, as Câmaras Municipais e os ourives no sentido de se criar mais empreendedores, mais desafios, unindo a modernidade com a tradição, e criar produtos de excelência.
O projecto Luxtiles foi exposto ao público durante um evento/desfile, que se realizou no dia 24 de Julho, pelas 21 horas, na Oficina Cultural do IPVC em Viana do Castelo (Largo 9 de Abril).