Ferreiros


Igreja é motivo de orgulho

O sonho de há muito concretizou-se. A Igreja Paroquial de Ferreiros, na Póvoa de Lanhoso, deixou de ser a única igreja do concelho onde não existiam bancos. Até aqui, cada paroquiano levava o seu banco de casa. Com a ampliação, cujas obras foram inauguradas na manhã do dia 19, tal situação deixou de acontecer. A partir desta data, a Igreja de Ferreiros passa a ter condições para acolher todos os paroquianos. A par da ampliação, as obras no templo contemplaram a intervenção no interior e exterior do templo, com destaque para o restauro dos altares, novo telhado, novo pavimento em madeira, melhorias na sacristia e torre sineira e intervenção na área envolvente ao templo, com a construção de um pequeno parque de estacionamento, novos acessos, colocação de bancos, árvores e iluminação.
A concretização desta obra, cujo custo deverá ascender a cerca de 170 mil euros, envolveu a participação de diversas entidades e do povo da freguesia. A Câmara Municipal, a Junta e o Conselho Económico tiveram um importante papel em todo este processo. O descerrar da placa comemorativa da intervenção na Igreja Paroquial coube ao pároco António Couto, pelo presidente da Junta, José Manuel Alves, e pelo presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.
José Manuel Alves mostrou-se orgulhoso pela obra inaugurada, manifestando que o restauro da igreja era uma vontade de toda a população e uma necessidade desde há alguns anos. “Conseguimos devolver à nossa Igreja a sua beleza intrínseca, mantendo todas as suas particularidades e pormenores de origem e ao mesmo tempo dotá-la de melhores condições para o fim a que se destinam os lugares religiosos”, disse o presidente da Junta de Freguesia que realçou ainda o facto de se “conseguir recuperar um espaço que é de todos, sem lhe alterar as características originais, dando-lhe mais beleza e valor”. “Isto só é possível quando há bom entendimento entre a câmara, o povo da freguesia e a junta ”, destacou Manuel José Baptista, anunciando, que em breve, irá arrancar naquela freguesia a ampliação do cemitério e a intervenção caminho de Boucinhas.
Depois da inauguração das obras da Igreja Paroquial, realizou-se uma missa, presidida pelo Cónego José Paulo de Abreu, e concelebrada pelo padre António Couto. No decurso da homília, o Vigário Geral da Arquidiocese de Braga frisou que esta é uma obra que lhe agrada. “Conseguiu-se uma simbiose feliz entre o pré-existente e aquilo que se reconstruiu”, disse, adiantando que “quando a obra é grande, os sentimentos são nobres, a generosidade ultrapassa dificuldades e estas coisas bonitas tornam-se possíveis”. “Ferreiros está mais bonita e o seu património ficou enriquecido. A freguesia está mais bonita materialmente e espiritualmente”, disse o Padre António Couto, pároco da freguesia, que aproveitou o ensejo para agradecer todos os donativos recebidos e a todas as entidades que colaboraram na obra.