Escalada


EB 2,3 Prof. Gonçalo Sampaio
com participação internacional

Diogo Silva, Rui Antunes e Maria Soares, atletas do Clube de Escalada da Escola EB 2,3 Professor Gonçalo Sampaio, marcaram presença em Imst, na Áustria, nos dias 23 e 24 de Maio, a escalar com os melhores escaladores da Europa, numa prova do Circuito Europeu. Foi mais uma participação internacional para três alunos da nossa escola.
Saímos de Portugal no dia 22 de Maio, com destino a Munique. Em Munique alugamos um carro e fomos para Imst, onde fizemos a confirmação das inscrições para a prova. De seguida, deslocamo-nos para a Pousada de Juventude, na cidade Insbruke, onde ficamos a dormir na Pousada da Juventude.
Relativamente às competições, os alunos competiram no sábado, dia 23 de Maio, das 9 horas até às 20 horas. No domingo, dia 24, realizaram-se as finais durante a parte da manhã. A entrega dos prémios efectuou-se por volta das 13 horas e durante a tarde houve ainda oportunidade por passar por vários locais dos Alpes Austríacos.
Relativamente aos resultados, estávamos na expectativa, pois foi a segunda vez que Portugal enviou uma selecção nacional a uma competição internacional.
E, realmente, o que continua-mos a observar foi que existe um fosso enorme, em termos competitivos. Mas desta vez os nossos jovens já não ficaram nos últimos lugares.
O Rui, a Maria ficaram em antepenúltimo, e já tinham participado em Setembro de 2008 numa prova internacional, e o Diogo ficou em último e foi a sua primeira participação na selecção nacional de escalada.
Precisamos de ir a mais competições internacionais para ganhar experiência, precisamos de condições para trabalhar. Muros de escalada, paredes de escalada com mais de 12 metros e mais saídas para a rocha.