EDITORIAL

Armindo Veloso




SANTOS DA CASA

Muitos de nós, a começar pelos cronistas de renome da nossa praça, ainda não “engoliram” a forma como Durão Barroso abandonou o governo da República e rumou a Bruxelas para presidente da Comissão Europeia.
Pela minha parte, escrevi-o na altura, achei uma honra sem par para Portugal.
O que veio a acontecer depois foi de facto causado pela sua ida embora mas não tenho dúvidas que Durão Barroso estava longe de adivinhar que seria tão mau e que terminaria com a dissolução da Assembleia da República por parte do presidente Jorge Sampaio. Posto isto, o que diziam, e ainda dizem, os do costume? Durão Barroso fugiu e Portugal jamais lhe perdoará. No fundo chamam-lhe cobarde e ingrato. Mais, diziam, aqui sim diziam, que ele só chegou a presidente da Comissão devido à célebre reunião dos Açores com Bush, Blair e Aznar. Os patrões, ao tempo, puseram o “rapaz dos pregos” na Comissão para lhes servir café.
E agora, caros defensores da pátria, em que ficamos?
Durão Barroso será reconduzido, tudo leva a crer, no lugar, não só nomeado pelos chefes de governo e de Estado eleitos pelo PPE, Partido Popular Europeu, que é maioritário no parlamento, mas também por Brown, da Inglaterra, Zapatero, da Espanha, Sócrates, de Portugal, e Stanishev, da Bulgária, todos eles da área socialista, ou seja, da grande força alternativa.
Dizem os entendidos que o nosso “rapaz dos pregos” fez um bom mandato em áreas fundamentais e geriu, como poucos, as várias sensibilidades, assunto dificílimo dadas as grandes diferenças entre os dinossauros europeus e os pequenos países recém-chegados. E mais, que ficará na história ao lado de Delors, quem sabe com mais notoriedade, dadas as diferenças de tempo e dificuldades.
Quanto a ser um homem do passado, como diz Mário Soares, que agora endeusa Obama quando a sua deusa antes das primárias americanas era Hilary Clinton – a mesma que votou sem hesitações a invasão do Iraque –, lembre-se, dr. Mário Soares, que Obama manteve como um dos esteios da sua administração, na Defesa, um dos homens de Bush. Os bons e competentes também falham. Ou não, dr. Soares?...
Tenho um amigo que diz que, na nossa zona, não se pode vestir uma camisa lavada. Em Portugal, como a regra é a mediocridade, não se pode chegar a lado nenhum de jeito.
A inveja atrofia os povos. Portugal é um país atrofiado.

Até um dia destes.