Câmara Municipal


Famílias com mais apoio

Por ocasião da comemoração do Dia Internacional da Família, a 15 de Maio, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, entregou, de forma simbólica, o Cartão Municipal de Família Numerosa a treze agregados do concelho.
Desconto de 50% na tarifa do lixo, aplicação da taxa familiar no consumo de água, desconto nas piscinas municipais e isenção ou redução em bens culturais são algumas das vantagens concedidas aos portadores do referido cartão. 
Ter três ou mais filhos, com idades até aos 18 anos ou 25 se ainda se encontrarem a estudar, e residir no concelho são as condições necessárias para a obtenção do Cartão de Família Numerosa, o qual possibilita um conjunto de descontos em serviços prestados pela autarquia e pelas instituições aderentes
A adesão ao cartão é gratuita e o mesmo pode ser requerido no Gabinete do Munícipe da Câmara Municipal.
Naquela ocasião, a Vereadora da Acção Social da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Fátima Moreira, deu a conhecer as medidas de apoio às famílias colocadas no terreno pela autarquia povoense. O subsídio ao arrendamento, redução das taxas de IMI, Loja Social, Acção Social Escolar, apoio a obras nas habitações, apoio alimentar, Banco das Ajudas Técnicas e Gabinete de Apoio às Famílias foram alguns dos instrumentos destacados pela edil.
“A família, tal como alguns autores dizem, é a mais pequena estrutura democrática da sociedade, é a base de todo o desenvolvimento social. É a família que devemos preservar e valorizar”, considerou Fátima Moreira.
Na sua intervenção, Manuel José Baptista, presidente da Câmara Municipal, destacou que as pessoas e os povoenses são uma preocupação do seu executivo. Além das obras, que nós gostamos de concretizar, primeiro estão as pessoas. “Olhando à grave situação do país e do mundo, é uma preocupação nossa as pessoas terem que comer e vestir”, disse o presidente da Câmara Municipal que destacou o trabalho desenvolvido pelos técnicos da autarquia. 
A Comissão de Melhoramentos de Santo Emilião e o Centro Social de Sobradelo da Goma foram as duas IPSS’s certificadas no âmbito da frequência do programa “Capacitação da Comunidade e das Instituições”, no âmbito do Projecto Territórios In.
A comemoração do Dia da Família foi encerrada com a apresentação da peça de teatro “Carta de um Pai Idoso”, pelos formandos da Die Apfel, numa abordagem da problemática da família e do envelhecimento. (...)