Casos de polícia

GNR apreendeu armas e munições

Três armas e centenas de munições foram apreendidas, na tarde de segunda-feira dia 20, pelos militares do Posto da GNR da Póvoa de Lanhoso, no âmbito de uma busca domiciliária no concelho da Póvoa de Lanhoso.
O mandado de busca, realizado no âmbito de um processo de investigação que decorre no Posto da GNR da Póvoa de Lanhoso, incidiu numa habitação localizada numa freguesia do concelho.
Dada a ausência do visado, que se encontra emigrado, a referida busca foi acompanhada pela esposa. O início ocorreu pelas 14h30 e duas horas depois as buscas foram dadas por terminadas. No cumprimento do mandado, os militares da Póvoa de Lanhoso apreenderam 1 shot gun, 2 espingardas de ar comprimido, 1 pistola de recreio, cerca de 90 cartuchos e mais de 400 munições de diversos calibres. O material apreendido será entregue no Tribunal Judicial da Comarca da Póvoa de Lanhoso.

GNR recupera viatura 
e identifica três jovens

Uma viatura furtada na vila da Póvoa de Lanhoso foi recuperada e três jovens foram identificados, na madrugada de sexta-feira, dia 17 de Abril, pelos militares do posto da GNR local.
A patrulha da GNR suspeitou de uma viatura que circulava, perto das seis horas da madrugada, nas ruas da Póvoa de Lanhoso, e no interior da qual se encontravam três pessoas. Apercebendo-se da presença dos militares, a viatura pôs-se em fuga em direcção às Caldas das Taipas. Depois de várias diligências, a referida viatura, um Volkswagen Golf, veio a ser encontrada abandonada na freguesia de Vilela. Nas imediações encontravam-se três jovens, que foram conduzidos ao Posto da GNR da Póvoa de Lanhoso. A hora tardia e o facto de não terem justificação quanto à razão porque se encontravam naquele local levou os militares a procederem à identificação dos três jovens, dois rapazes e uma rapariga, residentes no concelho de Guimarães, com idades entre os 16 e 19 anos.
A viatura apreendida, que apresentava pequenos danos, tinha sido furtada, naquela madrugada, na Póvoa de Lanhoso, tendo os assaltantes utilizado uma gazua para concretizar o furto.
Um dos jovens identificados está referenciado pelas autoridades pela prática de diversos crimes, nomeadamente furtos em viaturas, alguns deles ocorridos na Póvoa de Lanhoso.Segundo apuramos, dois dos jovens deslocaram-se até à Póvoa de Lanhoso utilizando uma scotter, não se sabendo de que forma o terceiro elemento chegou até à vila povoense.
Uma equipa de investigação criminal recolheu indícios na viatura, tendo a mesma sido, poste- riormente, entregue ao seu proprietário. Até ao momento não foi possível apurar se a referida viatura esteve envolvida em algum assalto.

NIC apreendeu armas

Numa busca domiciliária a uma habitação no concelho da Póvoa de Lanhoso, o Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial (DTER) da GNR apreendeu armas e outro material de defesa. A busca, realizada no cumprimento de um mandado judicial permitiu a apreensão de uma carabina, uma pistola adaptada a 6.35 e diversas munições.
No decurso da operação, realizada no dia 15 de Abril, foi constituído arguido um individuo, de 55 anos, por posse ilegal de armas.
Nesta diligência estiveram envolvidos militares do NIC, do Posto Territorial da Póvoa de Lanhoso e um binómio da Equipa de Inactivação de Engenhos Explosivos do Comando Territorial de Braga da GNR.

Santo Emilião: talho assaltado à mão armada

Cerca de 1500 euros e vários cheques foi o produto de um roubo, à mão armada, a um talho localiza- do na freguesia de S. Martinho do Campo, no passado dia 9 de Abril.
Segundo apuramos, o indivíduo, que actuou sozinho e de cara destapada, dirigiu-se ao funcionário solicitando um anho. Posto isso, terá alegadamente ameaçado o funcionário e, já na posse do dinheiro, obrigou o empregado a entrar para um compartimento.
O alerta foi dado pelo empregado que, apesar de ter saído a correr do estabelecimento, não conseguiu avistar o indivíduo. A GNR da Póvoa de Lanhoso deslocou-se ao local, estando as investigações a decorrer sob alçada da Polícia Judiciária.