Sala de Interpretação do Território inaugurada


Passado com futuro em exposição

Num dia importante para a cultura da Póvoa, a Câmara Municipal inaugurou a Sala de Interpretação do Território que conta, para além da apresentação da Via Romana XVII, com a representação das freguesias do concelho e de uma maquete interactiva que, para além da apresentação das Vias Augustas, dá a conhecer o património e turismo concelhio e possibilita o acesso, numa primeira fase, à edição de 1901 do jornal “Maria da Fonte”.
Na cerimónia de inauguração da Sala de Interpretação do Território, na passada terça-feira, Fátima Moreira, vereadora da Cultura e Turismo, assumiu que o primeiro passo está dado, mas o grande desafio que se avizinha diz respeito à criação de um Gabinete de Arqueologia. “Temos um concelho rico em termos patrimoniais.
É preciso planear a estruturar a intervenção ao nível do património do concelho da Póvoa de Lanhoso”, disse.
A par destes projectos, dentro de dois meses será disponibilizado online o levantamento do património do concelho.
A Sala de Interpretação do Património resulta de uma candidatura ao Interreg 3A, um projecto transfronteiriço de valorização e dinamização da Via Romana, que liga Braga a Astorga e atravessa o concelho da Póvoa de Lanhoso em 17 kms. “Mais do que valorizar a Via Romana, a Sala de Interpretação do Território projecto o concelho assumindo a Via Romana como elemento aglutinador, numa perspectiva de dinamização e interpretação do concelho”, referiu Fátima Moreira.
“Com este equipamento completamos também esta rede, da Casa da Botica, associada ao turismo. Termos o Posto de Turismo, a Sala de Interpretação do Território e a Enoteca, onde temos o património da gastronomia e do vinho, um elemento forte do turismo do concelho.
Pensamos que, com estes três equipamentos, estão condições suficientes para mostrarmos a todos aqueles que nos visitam todos os potenciais que temos para oferecer na Póvoa”, finalizou.
Agradecendo à Fundação Martins Sarmento, aos presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, assim como à Vereadora Fátima Moreira e aos técnicos da autarquia, o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel José Baptista, frisou que “este é um equipamento que dá para os turistas e para os povoenses conhecerem melhor o concelho”, revelando ainda que “mais do que valorizar o futuro temos que preservar e respeitar o passado”:
A Pedra Formosa do Balneário Castrejo encontrado no lugar da Quintã encontra-se em destaque na Sala de Interpretação do Território. Funcionando no edifício da Casa da Botica, a Sala de Interpretação do Território está aberta ao público, de terça a domingo, das 10 às 12h30 e das 14h30 às 18 horas.