Assaltos em habitações do Gerês e Amares


NIC recuperou objectos furtados

Vários objectos furtados em habitações de Amares e Gerês foram recuperados no dia 2 de Fevereiro, pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do DTER da GNR da Pó-voa de Lanhoso.
A apreensão surgiu no cumprimento de um mandado de busca a uma residência no Bairro das Parretas, na cidade de Braga, tendo sido detido, pelos militares da P. Lanhoso, um indivíduo, com cerca de 40 anos, ali residente.
Durante a busca foi apreendida uma arma de calibre 6.35 adaptada, munições de vários calibres, um telemóvel, relógios, fios, anéis, carregadores e auriculares de telemóveis, gorro, luvas, chaves de viaturas, assim como diverso material alegadamente usado para arrombar as portas das referidas habitações.
O indivíduo detido, que tem antecedentes criminais relacionados com furtos a residências, foi presente ao Tribunal Judicial de Amares, tendo sido aplicada como medida de coacção, a apresentação semanal, à sexta-feira, no posto da GNR da área de residência.
Os objectos recuperados foram devolvidos aos seus proprietários. Esta operação realizada pelo NIC da Póvoa de Lanhoso vem na sequência de uma outra, realizada no dia 27 de Janeiro, que levou à apreensão de um quadriciclo, uma moto de quatro rodas, furtada do interior de uma residência no concelho de Terras de Bouro, e à detenção de um indivíduo, de 23 anos, residente em Vila Nova de Famalicão.

Lugar do Pinheiro
Assalto à mão armada a bomba de gasolina

Cerca de oitenta euros foi o valor levado durante o assalto à mão armada a um funcionário da bomba de gasolina da “Total”, situada no lugar do Pinheiro, em Lanhoso, na Estrada Nacional 103.
O assalto ocorreu quarta-feira, dia 4 de Fevereiro, poucos minutos antes da meia-noite, numa ocasião em que o funcionário se preparava para encerrar o posto de combustíveis.
Segundo foi possível apurar, o funcionário da bomba de gasolina estava acompanhado de familiares que o aguardavam quando foi surpreendido por dois homens que, sob ameaça de arma, o obrigaram a entregar o dinheiro que tinha em sua posse.
Os dois homens, que actuaram de cara destapada, chegaram e saíram a pé do posto de combustíveis, havendo suspeitas que poderia existir nas proximidades um carro de apoio. No momento em que tudo ocorreu não se encontrava nenhum cliente. O funcionário e os familiares estiveram fechados durante alguns minutos num anexo da loja de conveniência do posto de combustíveis.
O caso foi entregue à Polícia Judiciária que prossegue com as investigações.

Na madrugada de 5 de Fevereiro
GNR recupera viatura furtada e detém indivíduo

A patrulha da GNR da Póvoa de Lanhoso deteve na madrugada de quinta-feira, dia 5 de Fevereiro, um indivíduo de 26 anos, residente em Fafe, por conduzir uma viatura alegadamente furtada.
O jovem, que não tem carta de condução, circulava num Fiat Uno, por volta das 5 horas da madrugada, quando foi avistado pela patrulha da GNR da Póvoa de Lanhoso.
Antes mesmo de ser abordado pelos militares, o jovem encetou a fuga em direcção às Taipas, sendo seguido pela viatura militar, tendo-se despistado e embatido contra um posto, em Vilela.
A patrulha da GNR veio a confirmar que a viatura tinha sido furtada naquela madrugada, em Fafe.
No interior do veículo, que ficou com avultados estragos, encontravam-se maços de tabaco e chocolates, alegadamente relacionados com o furto ocorrido numa pastelaria em Atães, no concelho de Guimarães, naquela mesma madrugada.
O jovem, que tem cadastro e cumpria pena aos fins-de-semana na cadeia, foi presente ao Tribunal Judicial da Comarca da Póvoa de Lanhoso, com a leitura de decisão definitiva a ocorrer na passada quarta-feira, dia 11 de Fevereiro.

Material furtado em Amares

A GNR da Póvoa de Lanhoso deteve dois indivíduos e recuperou parte do material roubado do interior de um estabelecimento comercial, localizado na freguesia de Ferreiros, do concelho de Amares. A detenção ocorreu no dia 28 de Janeiro, pouco tempo depois da concretização do furto, e os militares da Póvoa de Lanhoso conseguiram recuperar vários plasmas, leitores de DVD’s, um sistema de som, colunas e duas máquinas de café furtados do interior da Superloja Campos, localizada naquela freguesia amarense.
O assalto foi concretizado, por volta das 04h40, por quatro indivíduos que partiram o vidro lateral do estabelecimento, tendo furtado material no valor aproximado de cerca de dez mil euros.
Os assaltantes, que se presume serem quatro, utilizaram duas viaturas para a fuga, tendo as mesmas sido avistadas pela patrulha da GNR da Póvoa de Lanhoso, no cruzamento de Arcas. Ao avistarem a viatura policial, os assaltantes seguiram por direcções opostas, tendo uma seguido em direcção a Chaves e a outra em direcção a Braga, tendo esta última sido interceptada em plena A3, na zona de Cabeçudos, em Vila Nova de Famalicão, pela GNR da Póvoa de Lanhoso, após se ter despistado
Presentes ao Tribunal Judicial de Amares, os dois indivíduos ficaram sujeitos a apresentações semanais no posto policial da sua área de residência, tendo ainda sido proibido o contacto entre ambos.