Galegos

Explosão matou idosa

Uma idosa, com 84 anos, faleceu na madrugada de domingo, dia 11 de Janeiro, vítima de uma explosão, seguida de incêndio, que destruiu completamente o andar superior da habitação, situada na Rua da Veiga, na freguesia de Galegos.
O trágico acidente ocorreu por volta das 3h30 da madrugada e o estrondo foi ouvido a vários quilómetros de distância, tendo os vizinhos dado o alerta às autoridades.
A idosa – Maria da Conceição Vasconcelos, de 84 anos, vivia sozinha, passava o dia no Lar de S. José, regressando à noite à sua habitação.
Uma alegada fuga de gás poderá estar na causa da explosão, seguida do incêndio, que devorou completamento o primeiro andar da habitação.
No combate às chamas estiveram os Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso que encontraram o corpo da idosa, já carbonizado, à porta da cozinha. A operação envolveu 23 homens apoiados por seis viaturas. No local foram encontradas duas botijas de gás intactas, as quais foram removidas para o exterior da habitação.
Algumas paredes interiores desabaram, as portas e janelas “desapareceram” completamente e o mobiliário foi devorado pelas chamas.
A vítima foi transportada à morgue do Hospital António Lopes, na Póvoa de Lanhoso, para autópsia.
As razões pelas quais a idosa se encontrava na cozinha não são conhecidas e a vítima poderá ter-se deslocado àquela divisão da habitação para preparar alguma bebida quente ou ter sentido o cheiro a gás.
No local compareceu uma patrulha do posto da GNR da Póvoa de Lanhoso, tendo o caso sido comunicado à Polícia Judiciária.
Uma alegada fuga de gás poderá ser a causa mais provável deste trágico acidente que roubou a vida a uma octogenária, mas as investigações prosseguem para apurar a verdadeira causa da tragédia.