Taça Associação de Futebol de Braga

Porto d’Ave carimba passagem

O Porto d'Ave carimbou, no passado domingo, o passaporte de acesso à próxima eliminatória da Taça, ao derrotar, por 2-0, a formação do Gerês. O jogo da primeira mão terminou com um empate a duas bolas e a decisão final teve lugar ontem, num jogo em que os forasteiros se adiantaram no marcador logo aos 13 minutos.
Num jogo em que o resultado foi construído na primeira parte, o Porto d'Ave entrou melhor e inaugurou o marcador logo aos 13 minutos, por intermédio de Pautilha que, na marcação de um livre, fez o golo. Nos festejos, o defesa portodavense retirou a camisola e, dirigindo-se à zona de canto, pegou na bandeirola, festejando efusivamente o golo obtido. Tal comportamento levou o árbitro do encontro a mostrar dois cartões amarelos seguido da cartolina vermelha. A partir desta ocasião, os visitantes ficaram reduzidos a dez.
Minutos depois de sofrer golo, aos 17 minutos, o Gerês desperdiçou uma oportunidade soberana de empatar a partida, com Pinto a falhar a conversão de um penalty, após o árbitro do encontro ter assinalado falta por alegada mão na bola de um atleta do Porto d'Ave, numa decisão que deixa algumas dúvidas.
Os visitantes conseguiram dilatar a vantagem aos 35 minutos, num golo de Vitinha, que gerou protestos dos adeptos da casa. Jota estava caído no chão, os homens da casa esperavam que o árbitro do encontro interrompesse a partida, mas o mesmo não o fez e deixou seguir a jogada, com Vitinha a conseguir o 2-0 para a sua equipa que poderia ainda, ao cair do pano da primeira parte, ter chegado ao terceiro.
No templo complementar, e vencer por 2-0, cabia ao Porto d'Ave gerir a vantagem conseguida no decurso da primeiro parte. Perante um Gerês que entrou com bastante garra e disposto a chegar ao golo, dando bastante trabalho à defesa forasteira, Lau e Hélder mostraram-se sempre como os elementos mais inconformados.