Rancho de Santa Maria de Verim

Dez anos a promover folclore

Com dez anos de existência, completados no dia 15 de Agosto, o Rancho Folclórico Santa Maria de Verim continua a levar o nome da freguesia além concelho e a participar na salvaguarda e na divulgação dos costumes e das tradições da região.
A criação de uma sede, a aquisição de uma carrinha e a gravação de um CD são alguns dos projectos que o presidente e elementos do Rancho Folclórico de Santa Maria de Verim gostariam de ver concretizados.
Presidido por Amadeu Veloso, desde Junho de 2000, o Rancho Folclórico de Verim conta com cerca de 50 elementos, entre os quais 15 crianças, da freguesia de Verim e freguesias vizinhas.
Adelino Dias e José Henriques dos Santos foram dois dos nomes ques estiveram na fundação do grupo, que nasceu depois de algumas pessoas da freguesia terem andado a cantar as Janeiras na sua freguesia e nas freguesias vizinhas.
Apesar do grande número de crianças que integram o rancho folclórico, a criação de um rancho infantil não está, ainda, nos horizontes dos seus responsáveis, uma vez que, como nos explica Amadeu Veloso, a sua criação implicaria uma estrutura suplementar.
É no salão paroquial da freguesia que decorrem os ensaios, coordenados por João Martinho Tinoco, os quais, na época de Inverno se realizam de 15 em 15 dias, e servem para preparar as actuações para as festas e romarias e criar novas músicas para o reportório do rancho folclórico, que actualmente conta com 23 músicas.
Fruto da boa vontade e da carolice dos seus elementos, o rancho folclórico conta com a colaboração da Câmara Municipal, através da concessão de um subsídio e do transporte para três deslocações, e da Junta de Freguesia de Verim, através da cedência de um local para guardarem trajes e instrumentos, assim como da carrinha para o transporte das crianças, quer nos dias de ensaio quer nos dias de actuação.
Em Fevereiro deste ano foi criada a Associação do Rancho Folclórico de Santa Maria de Verim, e o desenvolvimento de novas actividades no próximo ano é um dos objectos dos seus dirigentes, no sentido de promover o convívio entre os habitantes e a angariação de verbas com vista à concretização dos seus projectos.