Junta de Freguesia de Santo Emilião

Homenagem a ex-presidentes

A Junta de Freguesia de Santo Emilião prestou homenagem, no passado sábado, dia 13 de Dezembro, aos ex-presidentes de junta daquela freguesia, eleitos após o 25 de Abril.
A cerimónia decorreu no Salão Paroquial, junto ao Mosteiro de S. Bento, e foi prestada homenagem a quatro ex-presidentes de junta, dois deles já falecidos. José Leite e José Alves Martins, já falecidos, Mário Ribeiro Alves e José Marques foram os homenageados, tendo sido entregue uma lembrança e apresentada a fotografia de cada um dos ex-presidentes, que passará a figurar no salão nobre da sede de Junta de Freguesia de Santo Emilião.
O primeiro homenageado – José Leite, já falecido – foi presidente da Junta de Freguesia entre Dezembro de 1974 e Dezembro de 1989. Manuel Leite, filho mais velho de José Leite foi quem recebeu a lembrança – o brasão da freguesia de Santo Emilião, pintado à mão.
Beatriz Dias, esposa do falecido José Alves Martins, recebeu a lembrança pelos três anos em que o seu marido foi presidente de Junta - de Janeiro de 1990 a Dezembro de 1993.
Mário Ribeiro Alves, presidente da Junta de Freguesia entre 1994 e 2002, foi o terceiro presidente de Junta alvo de homenagem. Ausente do país, a lembrança foi entregue a Joaquim Jorge Silva, sobrinho do homenageado.
O último homenageado foi José Marques, o antecessor do actual presidente da Junta de Freguesia de Santo Emilião, que desempenhou aquele cargo de Março de 2003 a Outubro de 2005.