Atletas e instituições foram premiados

Gala da Deficiência e do Desporto

Prémios de Mérito
Andebol - Academia Desportiva do ISAVE – Iniciados
Tiro - Ana Rita Rodrigues – Clube de Caçadores da Póvoa de Lanhoso
Columbofilia – Escola EB 2,3 Professor Gonçalo Sampaio
Atletismo – Grupo Desportivo de Covelas
Atletismo – Emanuel Machado – EB 2,3 Prof. Gonçalo Sampaio
Boccia e Futebol em Cadeira de Rodas Eléctrica – Alexandrina Oliveira – Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães
FutsalSport Clube Maria da Fonte – equipa feminina
Futebol: Associação Juvenil Fintas Academia – Escolas
Grupo Desportivo Porto d'Ave – Equipa Sénior
Sport Clube Maria da Fonte – Equipa Sénior

Prémio Revelação
Escalada da EB 2,3 Professor Gonçalo Sampaio – Rui Antunes e Diogo Silva

Prémio Carreira
Luís Veloso - Automobilismo

Prémio Consagração
Carlos Freitas – Luta Greco-Romana

Treze atletas e instituições do concelho da Póvoa de Lanhoso foram homenageados, pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, no decurso da Triunfo - 1.ª Gala da Deficiência e do Desporto, realizada no passado dia 5 de Dezembro, no Narcisus Eventos, em Fontarcada.
Nas categorias de Mérito, Revelação, Carreira e Consagração, a autarquia da Póvoa de Lanhoso prestou, assim, tributo aos atletas e instituições que se distinguiram em diversas modalidades, desde o futebol, à columbofilia, passando pelo atletismo, escalada, boccia, tiro, andebol, automobilismo e luta greco-romana.
O evento, que contou com a presença de cerca de trezentas pessoas, ligadas às diversas instituições assim como outros convidados, foi abrilhantado com a actuação dos utentes da Casa de Trabalho de Fontarcada, com a tuna e um desfile de moda; da CERCIGUI, com uma dança; e dos Zés Pereiras do Novais, do Centro D. João Novais e Sousa, todas elas instituições que trabalham na área da deficiência.
Luís Veloso, um povoense em destaque na área do automobilismo foi galardoado com o prémio “Carreira”. Durante vários anos, o piloto da Póvoa de Lanhoso participou em diversas competições e arrecadou vários prémios ao longo da sua carreira. Depois de abandonar as provas, este povoense continua a dar cartas no mundo automóvel, fruto da criação da Velosomotosport, uma equipa que apoia diversos pilotos e tem participado em diversas provas nacionais e nacionais.
Na hora de receber o prémio, Luís Veloso deu os parabéns pela realização da Gala, esperando que “esta seja a primeira de muitas”, e agradeceu aos seus patrocinadores que o acompanham ao longo destes anos.
O prémio “Consagração” foi entregue a Carlos Freitas, um dos primeiros povoenses a conseguir um título nacional. Na época de 69/70 aquele povoense integrou a equipa principal do Sporting Clube de Portugal e arrecadou o título de Campeão Nacional de Luta Greco-Romana, na categoria de meio/leve 67 kg. Por ocasião dos agradecimentos, Carlos Freitas de conta de que “Não foi fácil há 39 anos. A vida era difícil mas lá consegui. Este mérito chegou tarde mas chegou”.
A equipa de Escalada da Escola EB 2,3 Professor Gonçalo Sampaio arrecadou o prémio “Revelação”. Rui Antunes e Diogo Silva, dois elementos deste clube, têm conquistado diversos títulos de campeão, desde o distrital, passando pelo regional e nacional.
Maria da Fonte, Porto d'Ave, Fintas, Isave, Grupo Desportivo de Covelas e a secção de Columbofilia da Escola EB 2,3 Professor Gonçalo Sampaio foram as instituições galardoadas com o prémio “Mérito”.
Em termos individuais, Ana Rita Rodrigues, do Clube de Caçadores da Póvoa de Lanhoso; Emanuel Machado, da Escola EB 2,3 Professor Gonçalo Sampaio; e Alexandrina Oliveira, da Associação de Paralisia cerebral de Guimarães, foram os contemplados.
No decurso da iniciativa, a Diverlanhoso, sediada em Oliveira, apresentou a Escola de Mergulho e Canoagem para o público em geral e para as pessoas com deficiência, que ficará localizada no Parque de Lazer do Pontão, na Barragem das Andorinhas, em Sobradelo da Goma.
No final, a autarquia prestou ainda homenagem à Casa de Trabalho de Trabalho de Fontarcada e à Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga, duas instituições do concelho que trabalham na área da deficiência.