Praça Eng. Armando Rodrigues vai ser valorizada

Centro da vila 
vai ganhar novo pulsar

Já iniciaram as obras de remodelação e valorização da mais emblemática praça da Póvoa de Lanhoso – a Praça Eng. Armando Rodrigues. Os trabalhos iniciaram a 26 de Março e obrigaram ao corte de circulação, até 15 de Maio, num dos traçados da praça. O objectivo primeiro desta intervenção, de acordo com a autarquia, é responder às urgentes necessidades que actualmente se verificam e potenciar um novo fôlego de desenvolvimento e urbanidade no local historicamente mais representativo e emblemático da Póvoa de Lanhoso.
“Tivemos a preocupação de não desvirtuar a identidade desta praça, realizando uma intervenção que pretende, acima de tudo, melhorar o conforto de quem a usa e os espaços pedonais. As praças têm de estar preparadas para as pessoas, porque são pontos de encontro. É isso que vamos fazer, permitindo também uma maior área para o comércio. No fundo, estamos a dar mais vida a este espaço público central, que já carecia de um melhoramento”, refere o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva.
A Requalificação da Praça Eng.º Armando Rodrigues e envolvente é, no essencial, constituída por uma intervenção de natureza infra-estrutural que tem por objecto a Praça Engenheiro Armando Rodrigues e envolvente (Rua D. Elvira Câmara Lopes e Largo Barbosa e Castro).
Os principais trabalhos a levar a cabo são ao nível de arruamentos e passeios, iluminação, rede de águas pluviais, espaços verdes e rega. Está ainda prevista a criação de palco na Praça e de um passadiço sobre o ribeiro do Pontido.
Este é um projecto promovido pelo Município da Póvoa de Lanhoso e co-financiado pelo Programa Operacional Regional do Norte - NORTE 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, que conta com um investimento elegível de 658.691,91€, ao qual corres-ponde a comparticipação comunitária de 85% no valor de 559.888,12€.