Gen Mundus – Promover a Mudança

Da Póvoa de Lanhoso
para o Mundo

Em novembro de 2014, nasceu, na Póvoa de Lanhoso, a Gen Mundus. Esta Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), criada por um grupo de amigos finalistas universitários trabalha para promover a mudança e contribuir para um mundo melhor e mais justo.
A grande maioria das ONGD desenvolvem o seu trabalho na área educação e da saúde. Contudo apesar da centralidade e da importância destas duas áreas no desenvolvimento, existe um trabalho complementar onde a área das ciências e em particular das engenharias pode desempenhar um papel importante, quer no apoio a outras ONGD no terreno, quer em projectos com a população local. A Gen Mundus nasceu com o objectivo de desenvolver projetos de ciência e de engenharia que ajudem no cumprimento da Agenda Mundial para o Desenvolvimento e adoptando como seus, os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pelas Nações Unidas, através de 3 áreas de atuação chave: 1) a cooperação para o desenvolvimento;         2) a assistência humanitária e de emergência; 3) a proteção e promoção dos direitos humanos.
Até ao momento os projetos da Gen Mundus têm--se centrado mais ao nível local, mas durante o ano de 2018 o seu trabalho será alargado aos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) e a Timor-Leste.
Em 2016, a Gen Mundus lançou o ‘Conversas para a Mudança’, um projecto de educação para o desenvolvimento e promoção dos direitos humanos, que decorreu na Póvoa de Lanhoso, onde através de pequenas tertúlias informais com convidados especialistas no tema se debatiam questões relacionadas com a sociedade actual e sobretudo com os desafios que os jovens enfrentam no seculo XXI. Em 2018 pretende-se retomar este projecto, desta vez na realidade universitária e tendo como foco os desafios que os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável colocam à sociedade, tanto no países desenvolvidos como nos países em desenvolvimento.
Em reposta ao flagelo do Verão de 2017, em virtude dos incêndios, a Gen Mundus, criou também o Projecto Regenerar. Na primeira fase, promoveu-se na Póvoa de Lanhoso uma forte campanha para a angariação de bens, nomeadamente eletrodoméstico, atoalhados, produtos de higiene, alimentação para os animais, entre outros, que foram entregues em Figueiró do Vinhos. Numa segunda fase, um grupo de voluntários povoenses deslocou-se a Figueiró dos Vinhos num fim de semana onde ajudaram na limpeza dos escombros e puderam ainda distribuir algumas plantas pela população.