EDITORIAL

Celebrar o concelho

Rui Miguel Graça
A Póvoa de Lanhoso fervilha por estes dias. Os nossos emigrantes trazem uma nova vida e um outro colorido ao concelho. Aliás, o orgulho povoense sente-se neste Agosto, com aqueles que regressam a mostrar toda a saudade e aqueles que os acolhem a fazerem-no de acordo com os princípios e valores que norteiam a identidade povoense. As ruas enchem-se de gente e o comércio local ganha novo fulgor. Aos nossos emigrantes juntam-se também os povoenses que gozam as suas merecidas férias. Um dos momentos altos do programa de Verão aconteceu na noite de sexta-feira, dia 11 de Agosto, com o 'Modalanhoso', que deu palco aos jovens povoenses e às colecções das lojas concelhias. Os nossos emigrantes tiveram também um programa festivo dedicado a eles, nomeadamente a actuação da cantora Kátia Aveiro e o ‘Póvoa em Festa’, este último da responsabilidade da Junta de Freguesia da Póvoa de Lanhoso. Ingredientes reunidos para uma receita que foi de sucesso.
O último dia do mês fecha com chave de ouro. A 31 de Agosto, a Póvoa de Lanhoso recebe o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que se desloca à Misericórdia povoense para participar nas comemorações do 100.º aniversário da instituição. Nesse momento, o chefe de Estado recebe o título de Irmão Honorário.
E por falar em festas, caminhamos a passos largos para a tradicional Romaria de Nossa Senhora do Porto d‘Ave, também ela conhecida como a romaria dos ‘bifes e dos melões’. Às celebrações religiosas, junta-se a tão aguardada ‘Noite Ge-rações’, a 1 de Setembro, com nomes bem sonantes do panorama musical português.
 Deixo aqui o convite aos leitores do ‘Maria da Fonte’para se deslocarem a Porto d’Ave e descobrirem os belíssimos espaços e edifícios da Confraria.
Neste espaço, não posso deixar de referir o gesto do padre Rafael Poças que se delocou a Pedrogão Grande para entregar os donativos recolhidos nas eucaristias das suas paróquias (Monsul, Geraz do Minho, S. João de Rei, Covelas e Ferreiros) e Juntas de Freguesia.
Acompanhado dos presidentes de Junta das referidas freguesias, entregou, em mão, os donativos às famílias escolhidas, não restando, assim, qualquer dúvida se os mesmos chegaram a quem deles precisa. Um gesto que merece ser realçado e uma palavra de apreço também a todos quantos contribuíram para ajudar as famílias a quem o fogo reduziu tudo a cinzas.