Nos dias 15 e 16 de Julho

Caminhada com história

Decorre, nos dias 15 e 16 de Julho, mais uma edição da ‘Caminhada com História’, promovida pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso. Com esta iniciativa, a autarquia pretende “proporcionar um fim-de-semana de evasão pelo território povoense, explorando vários pontos de interesse patrimonial que foram, e continuam a ser, determinantes para o desenvolvimento da região, contemplando, por outro lado, a típica paisagem minhota, caracterizada pelos seus relevos acentuados e vales encaixados e verdejantes, formando verdadeiros cenários idílicos, que pretendem fazer despertar sensações únicas em cada um dos participantes’.
O ponto de encontro tem lugar no dia 15, na Praça Eng.º Armando Rodrigues, às 9 horas, num percurso com um grau de dificuldade tido como moderado. No primeiro dia, os participantes percorrem uma distância de 23 quilómetros, sendo que a distância no segundo dia reduz para os 12 quilómetros. A data limite de inscrição é o dia 14 de Ju-lho e as inscrições são limitadas a 100 participantes, com o preço a situar-se nos 15 euros, que inclui: Guias no terreno; oferta do Passaporte da Rede de Monumentos e Sítios da Póvoa de Lanhoso; entrada e visita guiada ao Castelo de Lanhoso; visita ao Castro de Lanhoso; visita à igreja do Horto; entrada e visita guiada à Sala de Interpretação da Filigrana; entrada e visita guiada ao Centro Interpretativo Maria da Fonte; entrada e visita ao Theatro Club; entrada e visita guiada à igreja românica de Verim; entrada e visita guiada à capela de S. António, da Casa do Requeixo, em Frades; visita à capela de S. Sebastião de Verim; visita ao núcleo megalítico de S. Mamede, Castro de S. Mamede, sepultura escavada na rocha, Castelo Roqueiro e Capela de S. Mamede; chá e cavacas; Moscatel e bananas; café e bebidas; jantar de sábado; pequeno-almoço de domingo; almoço de domingo; espaço para banhos; pernoita (acantonamento) no Centro Teresiano de Verim (em saco cama); animação musical durante o jantar; seguro de acidentes pessoais; reportagem fotográfica digital da actividade; e verde de Honra no final da caminhada.
A organização informa que a inscrição é obrigatória, para que o seguro possa ser activado. Os interessados em participar em mais uma edição da caminhada com história devem contactar: castelo.lanhoso@mun-planhoso.pt