EDITORIAL

Condes e condessas

Rui Miguel Graça
Ao campeonato regional e nacional de Men’s Physique que já tinha conquistado, o jovem povoense Pedro Conde acrescentou agora o título de vice-campeão europeu, numa prova que decorreu no passado fim-de-semana, na cidade de Barcelona, em Espanha.
Vestindo as cores da selecção nacional, isto é em representação de Portugal, o jovem povoense arrecadou duas medalhas de prata, na categoria júnior e na categoria men’s physique até 1,73 m.
“Comecei a preparação para esta prova em 26 de Dezembro. Levanto-me bem cedo, por volta das 6.30 horas da manhã, para  realizar uma caminhada. Depois, vou para as aulas e tenho de levar as minhas refeições, que são se-te normalmente. Ao fim das aulas, volto aos treinos”, explica Pedro Conde, aluno do terceiro ano do Curso de Engenharia de Sistemas de Informação.
Trata-se de um verdadeiro Conde a representar o concelho da Póvoa de Lanhoso e é deste tipo de exemplos que os jovens devem querer ser e também seguir. É um exemplo de abnegação, de entrega, de paixão e também associado a isso  está um estilo de vida saudável. Pedro Conde falou com o Maria da Fonte (página 15), admitindo que esta sua paixão proíbe uma vida social normal, como qualquer jovem de 22 anos costuma ter.
Contudo esta semana, no concelho da Póvoa de Lanhoso, o Maria da Fonte foi ao encontro de Dona Ro-salina, uma verdadeira condessa e que estava muito bem disposta.
“De olhos bonitos, pele formosa, Rosalina Maria Pereira completou, a 18 de Abril, um século de vida. Cem anos de muitas histórias e boa disposição. Perfeitamente autónoma, passa o dia na sua casa, entretida a cuidar do jardim, a sua grande paixão. Faz as suas refeições e dor-me em casa do filho, cuja habitação se encontra junto à sua”, pode ler-se na página 12 desta edição. Um          exemplo de vida, de crença, de longevidade. Dizem que conviver com a Dona Rosalina é um verdadeiro elixir da juventude. O seu segredo está bem à vista.
É com este cruzamento intergeracional, com relatos de vida de jovens e seniores, com feitos de condes e condessas que o também centenário e sempre jovem Maria da Fonte gosta de ir ao encontro dos seus leitores.