Segundo dados do INE é o concelho mais empreendedor do Norte do país

São criadas 18 empresas     
por cada dez mil habitantes

Segundo os dados mensais do Instituto Nacional de Estatística, relativos à criação e dissolução de pessoas colectivas e entidades equiparadas, no Norte do país, a Póvoa de Lanhoso é o concelho mais empreendedor, com 18 empresas criadas por cada 10 mil habitantes.
“O ano 2016 fica marcado pelo aumento significativo da criação de postos de trabalho, muito fruto do crescimento e instalação de empresas na Póvoa de Lanhoso. Os dois principais parques industriais estão totalmente comprometidos para projectos empresariais, destacando-se as novas empresas em Mirão e o crescimento exponencial da Prozis”, refere o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.
Manuel Baptista sublinha ainda a aprovação, no ano passado, de um projecto pioneiro a nível mundial na área da energia fotovoltaica, num investimento total de cerca de 24 milhões de euros. “A autarquia intermediou junto do Governo e do Portugal 2020 no sentido de trazermos para o nosso concelho o projecto Solar Transparency, que para além dos valores envolvidos irá criar centenas de postos de trabalho. Isto mostra o quanto estamos empenhados em atrair o máximo de investimento possível para a Póvoa de Lanhoso”, refere o presidente da Câmara Municipal. Este trabalho da autarquia passa ainda pela criação de medidas fiscais e administrativas apelativas à fixação de empresas.
Só o Gabinete de Promoção de Desenvolvimento Económico do Município da Póvoa de Lanhoso apoiou a criação de 13 novas empresas no concelho, em 2016. Estes projectos conseguiram financiamento de diferentes programas, num valor total de 223.802.00€.
O “Bem me Quero” é o mais recente projecto aprovado e em pleno funcionamento na Póvoa de Lanhoso. Trata-se de um centro de treino promovido por dois empreendedores povoenses, que pretendem ser referência ao nível do treino funcional e de outras modalidades ligadas ao desporto e ao bem-estar.
“A aposta da autarquia no apoio aos empresários e empreendedores é fundamental para fixar os nossos jovens. O maior apoio social que pode ser garantido às famílias é o acesso ao mercado de trabalho, evitando as respostas sociais que desejamos que sejam apenas temporárias”, acrescenta Manuel Baptista.