Aniversário do Desportivo da Goma

Equipa de triatlo é a aposta

O aniversário do Desportivo da Goma, a 1 de Abril, ficou marcado pela apresentação da equipa de triatlo, composta por 14 atletas, um deles, Adelino Soutinho, um filho da terra, bem conhecido dos povoenses. Refira-se que o triatlo integra três modalidades: natação, bicicleta e corrida e é desporto olímpico desde 2002.
Aproveitar a beleza e o potencial da Barragem da Andorinha e toda a sua área envolvente é um dos objectivos da direcção do Desportivo da Goma, presidida por Aristides Costa. De 2001 a 2013, Aristides Costa presidiu à Junta de Freguesia de Sobradelo da Goma. Já nessa ocasião, enquanto autarca, defendia um plano de desenvolvimento para o local, aproveitando o excelente espelho de água das Andorinhas e todo o potencial do espaço.
“O desporto é uma alavanca fundamental para fomentar aquele espaço magnífico para as práticas desportivas ao ar livre”, explica Emanuel Matos, seccionista do Desportivo da Goma e elemento da equipa de Triatlo.
O Desportivo da Goma organiza este ano, o Trial das Andorinhas (2.ª edição), numa prova que decorre a 4 de Junho. A esta, junta-se, também, e uma prova de triatlo, a 30 de Julho, naquela que é a terceira edição, e a Subida a Nado da Barragem da Ando-rinha, prevista para 10 de Setembro.
Emanuel Matos explica que, em 2015, a prova de triatlo contou com 50 participantes, passando, em 2016, a contar para o campeonato regional, num ano em que participaram 120 a 130 atletas.
“Este ano, contamos trazer mais gente. A prova continua a contar para o campeonato regional. Queremos cimentar e implementar aqui o triatlo de uma forma mais consistente e, provavelmente, por-que temos todas as condições, trazer uma prova do nacional. Queremos fazer as coisas bem feitas”, refere o seccionista Emanuel Matos. Criar uma escola de triatlo é também um projecto para o futuro.
Esta é a primeira equipa de triatlo do concelho e a segunda equipa a surgir no distrito de Braga. Metade dos atletas, são estreantes na modalidade. A ideia é cimentar e criar união na equipa. Os resultados têm sido muito positivos, nas três provas já disputadas em duatlo. Nos próximos tempos, seguem-se também provas de triatlo.
No dia 8, decorreu a 3.ª prova do Circuito Regional Norte de Duatlo, em Lamego, com o GDG/IVL a estar representado por 7 atletas. Por equipas, a formação povoenses alcançou o quarto lugar, cimentando a sua 3.ª posição no campeonato regional norte.