EDITORIAL

Campeões

RUI MIGUEL GRAÇA
A  festa do 21.º aniversário da Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga teve como momento alto a homenagem ao seleccionador nacional de futebol e campeão europeu Fernando Santos. Um campeão entre campeões...
O trabalho realizado pela Associação, ao longo de mais de duas décadas, conta com momentos de enorme destaque em prol de os cidadãos deficientes visuais do distrito e, ao mesmo tempo, de proximidade e ligação à própria sociedade. Nesse capítulo, mérito para Domingos Silva, o rosto principal da Associação, que tem feito um trabalho gigantesco, mas muitas vezes ingrato. A necessidade de depender dos outros, dos apoios, da solidariedade alheia  e muitas vezes dos mais desconhecidos, torna o seu papel (e também daqueles que o acompanham nesta luta) ainda mais importante.
Actualmente a Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga carece de uma carrinha de transporte de sete lugares. A Segurança Social e a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso já deram o sim a este repto. No total estão garantidos sete mil euros, contudo ainda não estão atingidos os 21 mil euros necessários para concretizar este anseio.
A presença de um seleccionador nacional campeão europeu na Póvoa de Lanhoso é um momento histórico, até porque Portugal nunca tinha estado no mais alto lugar do futebol de selecções no velho continente. Contudo, e não querendo esquecer de ninguém, são inúmeras as figuras ligadas ao universo do futebol que têm ‘oferecido’ a sua imagem à Associação. Os magriços que em 1966 terminaram o campeo-nato da Europa em terceiro lugar foram alvo de diversas homenagens na Póvoa de Lanhoso e marcaram presença em inúmeros actos da Associação. António Simões, que foi campeão europeu de clubes pelo Benfica, marcou novamente presença num acto da Associação, tendo sido igualmente homenageado nestas comemorações do 21.º aniversário. Para além de figuras campeãs de selecção, recorde-se ainda também o presidente do Futebol Clube do Porto - Pinto da Costa, também campeão europeu de clubes, é outro dos ilustres que também    ‘oferece’ a sua imagem à Associação.
Esses méritos são da própria Associação, que consegue conquistar o coração dos campeões, porque ela própria é uma campeã na entrega e da devoção a pessoas especiais. Mas todos podemos ser campeões no apoio...