Castelo de Lanhoso

Núcleo Museológico visitado 
por mais de 12.500 pessoas

O Núcleo Museológico do Castelo de Lanhoso estabeleceu, em 2016, mais um recorde de visitantes, já que perto de 12 500 pessoas passaram pelo seu interior. Em 2015, cerca de 10 mil pessoas visitaram o referido local emblemático.
“Este aumento justifica-se por uma aposta contínua na divulgação e na promoção do nosso património, de que o Castelo de Lanhoso é exemplo”, refere o Vereador da Cultura e Turismo da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, André Rodrigues, acrescentando ainda “o bom trabalho dos técnicos municipais” e o “saber receber do nosso concelho”.
O ano de 2016 ficou ainda marcado por uma programação diversificada, sendo que o destaque foi para a comemoração dos 20 anos do Núcleo Museológico do Castelo, através da realização de actividades diversas, como a instalação artística “Manto de Papoilas”, o I Concurso de Fotografia, a Caminhada com História, o Mercado Medieval, Exposições e Concertos. Os Serviços Educativos do Castelo de Lanhoso, cada vez mais próximos e adaptados aos mais variados níveis de ensino, inclusive às Universidades Seniores, mas também aos Escuteiros, contribuíram igualmente para o incremento da procura deste ex-libris concelhio.
De relembrar que, no alto do seu trono, na condição de vigilante do tempo e da história, o Castelo de Lanhoso assume-se como um dos monumentos militares medievais mais emblemáticos da consolidação e ampliação das linhas de fronteira do Condado Portucalense, sendo, simultaneamente, um dos que melhor evoca a memória de D. Teresa, mãe de D. Afonso Henriques, primeiro Rei de Portugal. Para os interessados em saber mais sobre este espaço municipal e em manter-se actualizado, pode seguir a página do Facebook do Castelo de Lanhoso.