EDITORIAL

António Celestino: 
homenagem merecida


Paulo Monteiro
A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso está a promover uma série de iniciativas para não deixar passar em claro o centenário do nascimento de António Celestino, um grande poeta povoense falecido há três anos. Durante todo o ano, são várias as iniciativas marcadas e que valem a pena ser seguidas. Celestino nasceu em São João de Rei a 24 de Maio de 1917 e cedo emigrou para o Brasil. Notabilizou-se na Banca, por lá casou, teve três filhas e uma vida social e cultural muito activa onde conheceu muitas personalidades das letras, entre eles Jorge Amado. Foi ele que trouxe à sua terra natal o escritor brasileiro e que ali passou férias e onde se deliciou com o Bacalhau na brasa e outras iguarias no restaurante de Vítor Peixoto, mesmo ao lado da casa de António Celestino e da sua mulher Maria da Conceição. Foi na Póvoa de Lanhoso que Jorge Amado arranjou inspiração para muitas das suas obras e sempre com o apoio do seu grande amigo.
António Simões Celestino da Silva, de nome completo, é um homem da Póvoa, com um currículo cultural de fazer inveja a qualquer um. Por isso vale a pena perdermos algum do nosso tempo e passar pela Póvoa de Lanhoso em vários momentos. Todos os meses, a Biblioteca Municipal apresenta uma exposição diferente onde são mostradas as várias facetas da vida deste escritor. Este mês vale a pena ver ‘Vida e obra de António Celestino’. ‘As paixões de Celestino’ é o tema de Fevereiro e, em Março, ‘O pai e o poeta’. ‘Cultos e religiões’ é a proposta para Abril enquanto que Maio recebeu a exposição ‘Mamãe Virgínia Simões Pedrosa’. Em Junho temos ‘Português de suave sotaque’. Para Julho e Agosto o tema é único: ‘A arte e os artistas’.
‘Os amigos de uma vida longa’ (Setembro), ‘O leitor e a biblioteca’ (Outubro); ‘António Celestino e as suas crónicas’ (Novembro) e ‘António Celestino: cem natais’ (Dezembro) completam os 12 meses de exposições dedicadas ao ilustre poeta.
Mas há mais iniciativas e que valem a pena ser descobertas e, entre elas, destaco, também, um workshop de escrita criativa (modalidade de conto), excelentemente orientado por José Abílio Coelho, um profundo conhecedor da vida e obra de António Celestino. Estão todos de parabéns por esta excelente iniciativa.
Um programa recheado e que merece ter um público à altura. Vamos lá conhecer a vida e obra de António Celestino.
Aqui fica lançado o repto.
Eu vou. E tu?