Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos

Principal missão 
é a sensibilização ambiental

Entre Fevereiro e Dezembro de 2015, o Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos recebeu e, de alguma forma, acolheu cerca de duas mil e 700 pessoas, de entre crianças e jovens até aos 18 anos acompanhados de professores e/ou educadores, seniores, turistas e bio agricultores.
De entre o apoio prestado, está a possibilidade de participação em actividades temáticas de teor ambiental, as visitas guiadas ao Centro e suas valências, a informação genérica sobre o nosso concelho e o apoio técnico ao agricultor biológico, para dar alguns exemplos. Mas a sensibilização ambiental da comunidade é o objectivo principal deste equipamento.
Inúmeros visitantes também acorreram ao Centro de Interpretação sem solicitar qualquer apoio, visitando a exposição permanente sobre o reconhecido botânico e etnógrafo, Gonçalo Sampaio, ou visitaram o seu exterior, onde se destaca o Carvalho centenário, as hortas biológicas, as plantas aromáticas e medicinais e mesmo uma área de lazer, bem aprazível durante o tempo quente.
O Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos está localizado na freguesia de Calvos, terra natal de Gonçalo Sampaio. A existência deste Carvalho centenário motivou a aquisição desta propriedade privada por parte do Município da Póvoa de Lanhoso e foi essa a razão da valorização do espaço envolvente com a construção do Centro de Interpretação inaugurado em Junho de 2005.
O Carvalho de Calvos (Quercus robur) é uma árvore classificada de interesse público desde 1997. É um exemplar contemporâneo da era dos Descobrimentos; é considerado o Carvalho vivo mais antigo da Península Ibérica e o segundo mais antigo da Europa. Esta classificação foi conseguida dadas as suas características ímpares e únicas.