Agrupamento Gonçalo Sampaio foi pioneiro

Centro de Formação 
Desportiva é inovador

O Agrupamento Gonçalo Sampaio, na Póvoa de Lanhoso, acolhe, pelo segundo ano, o Centro de Formação Desportiva dedicado ao atletismo. No país, existem apenas quatro, três deles na região norte. O Desporto Escolar conta, actualmente, com 40 Centros de Formação Desportiva, dos quais
31 destinados a actividades náuticas, quatro ao atletismo, três ao golfe e dois à natação. “Constituindo uma forte aposta no sentido de promover o contacto dos alunos com as mais diversas modalidades, os Centros de Formação Desportiva exercem a sua actividade nos Agrupamentos de Escolas (sede), em parceria com outras entidades, nomeadamente Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, clubes, associações, federações e organismos privados”, revelam os responsáveis do Desporto escolar a nível nacional.
Ana Fernandes e Carmo Carvalho são o rosto do Centro de Formação Desportiva da Gonçalo Sampaio.
Os CFD têm como finalidade a melhoria do desempenho desportivo através da concentração de recursos humanos e materiais em locais para onde possam convergir alunos de vários agrupamentos, quer nos períodos lectivos, quer em estágios de formação desportiva especializada, quer nas interrupções lectivas. Desenvolver o gosto pela prática da actividade física e desporto; diversificar a oferta desportiva do concelho; proporcionar a prática desportiva para todos e ocupar os tempos livres de uma forma mais saudável são alguns dos objectivos.
Ana Fernandes e Carmo Carvalho assumem que é necessário criar hábitos de prática desportiva nos jovens, incentivo o seu envolvimento futuro no desporto. Tal aposta permitirá aumentar a prática desportiva federada  a curto prazo. No atletismo, a Escola EB 2,3 Prof.º Gonçalo Sampaio, sede do agrupamento de escolas, também dá cartas, com alunos a competir em três escalões.
O Centro de Formação Desportiva funciona às quartas-feiras, das 14h30 às 17h30 e às quintas-feiras, das 10h30 às 13h15h.
Falar de atletismo não é só falar de ‘correr’. Para muitos, o atletismo resume-se a isso e são muitas as crianças e jovens que ficam surpreendidos ao contactar com as várias vertentes do Atletismo. À velocidade, maratona, estafeta e marcha juntam-se muitas outras, como o salto em comprimento, salto em altura e vara, ou o lançamento do peso. Estas várias modalidades dentro do Atletismo permitem que ninguém fique de fora, como explica Ana Fernandes e Carmo Carvalho.