Escola EB 2,3 Prof. Gonçalo Sampaio

Escalada dá cartas 
a nível nacional

Há cerca de 16 anos, nasceu na Escola EB 2,3 Gonçalo Sampaio o Clube de Escalada, numa ocasião em que foi construída uma “parede” de escalada no exterior. A modalidade tem captado a atenção de vários alunos e os resultados falam por si. Neste momento, são duas as estruturas de treinos existentes naquele estabelecimento de ensino, uma de escalada de bloco, sem cordas e com colchões para amparar os alunos em caso de queda e cuja altura pode ascender aos 4 metros e meio, localizada no pavilhão gimnodesportivo, criada há um ano, e uma parede de escalada de dificuldade, com corda, esta última no exterior.
Parede interior permite treino regular “Iniciamos só com a estrutura exterior e era complicado pois as condições atmosféricas condicionavam o treino”, explica o professor Jorge Martins, responsável pelo Clube de Escalada da Gonçalo Sampaio. O sonho, de uma parede interior, concretizou-se há um ano, e veio facilitar o treino dos alunos.
“Conseguimos fazer um treino mais estruturado ao longo do ano e durante a semana. No início, tínhamos alguma dificuldade pois não conseguíamos treinar com regularidade devido à condições climatéricas. Íamos mais vezes ao fim-de-semana escalar para a rocha e os melhores locais chamam-se escolas de escalada, zonas rochosas onde se pode escalar.
Os melhores locais localizam-se na zona de Coimbra”, revela Jorge Martins.
Na Gonçalo Sampaio encontramos os alunos do desporto escolar, os quais praticam escalada mais como uma forma de recreação. Depois, existe um clube federado, que existe há cerca de dez anos e participa no circuito nacional da Federação Portuguesa de Montanhismo e escalada.
Ao longo destes anos, alguns alunos têm marcado presença na selecção nacional e têm participado em competições internacionais. Aí, os treinos decorrem três vezes por semana e nas férias lectivas, realizam-se todos os dias. Alguns dos alunos federados já não se encontram no estabelecimento de ensino, e um deles já exerce uma actividade profissional.
Em 2015, eram sete os alunos federados. Este ano, a meta é chegar aos dez alunos federados.

Apoios precisam-se
Para além do apoio da Escola EB 2,3 Prof.º Gonçalo Sampaio e da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, são necessários outros apoios para a escalada. A participação em provas nacionais implica vários custos, que passam pelas inscrições, combustível, alimentação e dormida, quando necessário. No ano transacto, foram duas as deslocações a Lisboa.
A tudo isto, juntam-se os treinos na rocha, localizadas na zona sempre. É aqui que os alunos mais evoluem, o que lhes permite alcançar bons resultados nas provas.
Nos Jogos Olímpicos de 2010, em Tóquio, a escalada será modalidade de demonstração, o que trará mais visibilidade.