Tradição voltou a cumprir-se

Bifes e melões atraem
muita gente a Porto D’ Ave

 

Os bifes e os melões casca de carvalho continuam a dar outro ‘sabor’ à romaria de Nossa Senhora de Porto d’ Ave, na freguesia de Taíde, Póvoa de Lanhoso, que teve o seu ponto alto com as celebrações religiosas.
Por estes dias, são muitos os que acorrem a Porto d’ Ave, não só por devoção, mas para cumprir a tradição de comer o ‘bife à romaria’.
O bife vende-se ao quilo e é o cliente que escolhe a peça de carne que quer. Depois de ir à balança, o bife é cozinhado.
O ‘bife à romaria’ é frito e servido com cebolada e batata frita, mas há outras opções.
Vítor Fernandes, do ‘Restaurante Fafense’, afirma que não tem sentido a crise. Instalado no recinto da festa de N.ª Sr.ª de Porto D’ Ave desde a última quinta-feira e com mesas para cerca de 300 lugares sentados, lotou nas noites de sexta-feira e sábado. Há 35 anos que Vítor Fernandes serve o bife nesta romaria. Já vinha em criança com o pai, mas lamenta que haja cada vez menos restaurantes. “Este ano, somos três, mas já fomos 11 ou 12” lembra o empresário, apontando que também os talhos estão a diminuir.
“A tradição é também ter os talhos a vender carne, mas agora são menos. Noutros tempos, chegaram a ser uma dezena” refere Vítor Fernandes que lamenta: “as pessoas estão a desistir, não sei por-quê”.
Este empresário da restauração afirma que “é uma tradição muito bonita, mas estão a deixar acabar”, lembrando que a romaria é conhecida pelos bifes e pelos melões e apelando à continuidade desta tradição.
Fátima Ferreira, proprietária de um talho na Póvoa de Lanhoso, marca presença na romaria há apenas dois anos, mas reconhece que quando começou havia mais estabelecimentos a vender carne no local.
Também nos melões, há cada vez menos vendedores, como confirma Domingos Silva, produtor de Carrazedo, em Amares, que leva á romaria de N.ª Sr.ª de Porto D’Ave melões e melancias, há cerca de 30 anos.
“Quando comecei eram camiões de melões” descreve aquele produtor. que percorre várias romarias, mas a de Porto D’ Ave já é uma tradição. “Quando não vimos a Porto D’ Ave é mau sinal” afirma.
Da parte de quem compra, mantém-se a tradição de levar o melão casca de carvalho, vendido a 4 euros o quilo, desde que o produto seja de qualidade.
Domingos Silva garante que a colheita deste ano foi muito boa, em quantidade e em qualidade, acrescentando que “já há anos que não era assim”.
Só na romaria de Nª Srª de Porto D’ Ave, o produtor amarense já vender cerca de meia tonelada de melões e cerca de 200 quilos de melancia. Apaixonado por melões, José Dias, um povoense de Taíde, discorda e diz que estão mais caros e não saem bons. Já no que toca aos bifes da romaria, há menos restaurantes, mas com melhores condições e qualidade, garante.