TÉCNICAS DE AGRICULTURA BIOLÓGICA

Hortas Sociais Municipais 

com resultados positivos


Foi realizada como habitualmente a apanha das batatas nos dias 3 e 4 de Agosto nas hortas sociais municipais, localizadas no parque do Carvalho de Calvos. Este ano colheram-se 2.280 kilos de batatas. Participaram cerca de 13 beneficiários nesta iniciativa que é reconhecida por todos como um dos momentos especiais da vivência das hortas. Estas hortas começaram a funcionar em Maio de 2010. O projecto tem permitido uma valorização de diferentes recursos, a terra (propriedade do Município), os equipamentos, a mão-de-obra e incute a responsabilização social e comunitária dos benefi-ciários. Para além disso, têm trazido diversos benefícios ao nível ambiental, social e económico para o próprio município e para os beneficiários integrados neste projeto. Este projecto reflecte a responsabilidade partilhada entre os serviços de acção social, os serviços técnicos do gabinete de apoio ao bioagricultor e os próprios beneficiários.
Para a produção dos produtos hortícolas em Calvos são utilizadas técnicas de agricultura biológica, sendo as hortas certificadas há 9 anos. Ao nível de produção, entre 2010 e Dezembro de 2014, produziu-se cerca de 17 toneladas de produtos biológicos repartidos por 18 culturas diferentes por ano que são entregues a agregados familiares carenciados do concelho.
As hortas continuam a ser uma importante plataforma de integração de pessoas com perfil carenciado, tendo já passado pelas hortas cerca de 75 pessoas desde a sua criacção em 2010.