PROJECTO PRETENDE REFORÇAR O ESPÍRITO COMUNITÁRIO

Povoenses unidos
na luta contra o Cancro

“Um dia pela vida… na Póvoa de Lanhoso” é o projecto pretende, de entre outros objectivos, modificar a atitude da população face à doença, reforçar o espírito de comunidade, divulgar as actividades e angariar fundos para a Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Juliana Simões e Rui Sá são os rostos mais visíveis do projecto mas a estes dois povoenses juntam-se ainda: Goreti Coelho, Modesta Ferreira, Ana Meira, Dora Correia, Filipe Pinto, Rosa Carneiro, Padre Armindo Gonçalves, Francisco Lopes, Jaime Pereira, Avelino Silva e Gabriel Meira.
A sessão de apresentação do projecto, realizada no dia 17 de Abril, pelas 21 horas, no Theatro Club, contou com um momento musical, a apresentação de um vídeo sobre a Liga Portuguesa Contra o Cancro, assim como a palestra intitulada ‘Viver e Conviver com o Cancro’, proferida pelo médico Francisco Lopes.
A cerimónia contou com a actuação dos alunos do ensino articulado da escola Gon-çalo Sampaio, acompanhado por professores da Academia de Música Maria da Fonte e do Conservatório de Música de Barcelos, assim como a actuação de uma cantora lírica do Conservatório de Música de Barcelos.
“A luta contra o cancro é a luta que nos une de Norte a Sul do país”, revelou um dos elementos afectos à Liga Portuguesa Contra o Cancro.
O ‘Um Dia Pela Vida’ tem como principais objectivos: informar e educar a comunidade onde se desenvolve o projecto sobre a prevenção do cancro e angariar fundos para os serviços de apoio ao doente oncológico, investigação oncológica, programas de prevenção e rastreios da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
“O ‘Um Dia Pela Vida’ representa a certeza de que aqueles que foram levados pelo cancro não serão esquecidos, que aqueles que o estão a combater serão apoiados e a esperança de que um dia o cancro será vencido”, referem os responsáveis pela iniciativa.  Para Conceição Clavel, Coordenadora Regional do Projecto Um Dia Pela Vida, a informação é o maior inimigo do cancro. “Celebramos os que vencem”, disse, incentivando todos os vencedores a juntarem-se ao projecto. 
Lançado a 17 de Abril o projecto ‘Um dia pela vida… na Póvoa de Lanhoso’ tem o seu culminar a 1 de Agosto.
Toda a população é convidada a participar, formando equipas de 8 a 20 elementos, realizando uma actividade. Palestras, passeios, feiras de artesanato, teatros, campeonatos de futebol, caminhadas, leilões e concertos, são algumas das actividades que podem ser realizadas.
Além disso, os interessados podem participar no Coração Solidário. O objectivo é colorir as árvores com corações solidários. A Festa de Encerramento, a 1 de Agosto, integra uma caminhada solidária, que significa a caminhada que o doente oncológico tem que atravessar até final dos tratamentos. A primeira volta é a “Volta dos Vencedores”, com a segunda volta a ser denominada como a “Volta da Mão Amiga”, com a presença das pessoas que desempenharam um papel importante no processo de cura de cada doente. Ao longo do dia, desenvolvem-se outras iniciativas e actuações ao longo do dia. A cerimónia das Luminárias é outro dos momentos marcantes do dia, que ocorre ao pôr-do-sol, como explicou Juliana Simões.
Celebrar, lutar e recordar são os símbolos de ‘Um dia pela vida… na Póvoa de Lanhoso’.
O encerramento da sessão contou com a intervenção da vice-presidente da Câmara Municipal, Gabriela Fonseca. “As causas sociais e de solidariedade são de uma enorme nobreza e tem revelado que os portugueses estão muito disponíveis para ajudar e se evolver em projectos daquela natureza, como este que hoje estamos aqui a apresentar. A Póvoa de Lanhoso com certeza não será excepção e teremos a nossa comunidade motivada, seja ela a nível indi-vidual, seja ela através das associações, juntas de freguesia e outras instituições, para dar o seu áginacontributo a este projecto”, disse Gabriela Fonseca, deixando uma palavra de reconhecimento a todos os voluntários.
‘Um dia pela vida… na Póvoa de Lanhoso’ é a prova de que há esperança.