EM 2014

Torre de Menagem do Castelo
com recorde de visitas

De acordo com a Câmara Municipal, o ano de 2014 registou o maior número de visitantes do núcleo museológico do Castelo de Lanhoso, na Torre de Menagem, dos últimos anos, recebendo mais de sete mil e 500 visitas.
A autarquia adianta que foram vários os factores que contribuíram para este aumento, desde logo a actua da tabela dos preços praticados já que, a partir do dia 1 de Julho de 2014, o valor do ingresso normal para adulto baixou para um euro e crianças, estudantes e seniores passaram a beneficiar de entradas gratuitas.
“A estratégia do município passa pela criação de condições para que o nosso património possa ser visto e apreciado pelo maior número de pessoas. E a decisão que tomámos de redução dos preços nas entradas no núcleo museológico do Castelo de Lanhoso vem no seguimento dessa política cultural, com resultados muito positivos. No ano de 2014, quase duplicámos as entradas no Torre de Menagem, comparativamente com o ano anterior”, salienta o Vereador para a Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Armando Fernandes.
Outros factores contribuíram para o aumento verificado: a colocação, na Serra do Carvalho, de um outdoor a convidar para uma visita ao Núcleo Museológico do Castelo de Lanhoso; a criação de uma página de Facebook; uma maior aproximação dos agrupamentos escolares; e a realização de uma exposição temporária de instrumentos medievais de tortura. Estas medidas visaram a aproximação dos cidadãos ao seu património e, além de facilitar o ingresso no Castelo de Lanhoso, proporcionam a descoberta da nossa história comum, a História de Portugal. “Estamos a trabalhar na criação de uma rede concelhia de monumentos e locais de visitação, que se insere numa estratégia global de divulgação do nosso concelho no exterior, mas, também, de consciencialização dos Povoenses para a necessidade de valorização e preservação do nosso património edificado e natural”, refere ainda o vereador da Cultura.
Entre Janeiro e Junho, registaram-se perto de duas mil e 400 entradas e, entre Julho e Dezembro, visitaram o núcleo museológico mais de cinco mil pessoas.
Em 2013, visitaram o local referido perto de três mil e 900 pessoas, o que significa que, em 2014, houve mais três mil e 700 visitantes. De lembrar que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso tem vindo a intervir no monte de Lanhoso com o propósito de melhorar as condições para visitas e para usufruto daquele recurso, no qual o Castelo de Lanhoso se assume como o elemento diferenciador, não só pela história e forma como se afirma na paisagem, mas pelos sentidos que desperta a quem o visita.
A visita só fica completa com a entrada no Núcleo Museológico do Castelo de Lanhoso, revalorizado recentemente e em que, além da observação de todo o espaço museológico, o visitante tem possibilidade de subir ao topo da Torre de Menagem, miradouro singular sobre o território limítrofe.

lização