REUNIÃO DE CÂMARA DA PÓVOA DE LANHOSO

Executivo municipal 
acusa vereadores do PS
de “fabricar momento político”

Na última sessão pública da reunião de Câmara, a maioria que sustenta o executivo (PSD) acusou os vereadores do PS de “fabricar momento político”. Esta “acusação” consta da declaração de voto lida pelo presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista, aquando da votação de uma proposta levada à reunião de Câmara pelos vereadores do PS, que propunha a intervenção urgente nas estradas municipais de Ventuzela (na freguesia de S. Martinho do Campo) e de N.ª S.ª da Alegria (na freguesia de Louredo).
Na proposta, os vereadores do PS, consideravam aquelas vias de comunicação encontravam-se num estado de deplorável conservação, dificultando a circulação de transportes e peões, prejudicando de forma gravosa as condições de segurança e de comodidade de veículos e munícipes.
“Apesar de esta ser uma obra que consta do plano e orçamento da Câmara Municipal para 2014, nada ainda foi feito, contrariando as constantes reclamações de moradores e utilizadores e a insistente pretensão e pressão da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Campos e Louredo, que como interlocutor directo dos munícipes destas duas freguesias tem requeridos por diversas vezes e de diferentes meios a intervenção do Sr. Presidente da Câmara”, podia ler-se na proposta.
Preocupados com o “avançado estado de degradação das condições da pavimentação destas estradas municipais” e “considerando que o péssimo estado de conservação destas vias prejudica todos os dias todos os munícipes que por circunstâncias de residência ou de trabalho têm que as utilizar, sem alternativa de percurso”, os vereadores do PS propunham a pavimentação daquelas vias.
O presidente da Câmara Municipal e os vereadores Armando Fernandes e Gabriela Fonseca, com o vereador André Rodrigues ausente da sessão, votaram contra a proposta apresentada pelos elementos do PS, considerando que “a estrada de Ventuzela está identificada no Plano Plurianual de Investimentos como prioridade a intervir, ao par de outras estradas com semelhantes necessidades, e será requalificada logo que seja possível”.
“Assim, consideramos esta proposta como mero número de ilusionismo político e por esse motivo, não votamos contra a necessidade de execução deste investimento, pois ele consta do Plano Plurianual de Investimentos da autarquia, votamos sim contra uma proposta demagógica que apenas pretende fabricar um momento político”, acusaram os elementos do PSD.
“Isto vai ao encontro daquilo que temos vindo a fazer, que é apresentar propostas para aquilo que são os problemas no concelho”, salientou o vereador do PS, Frederico Castor, apontando que aquelas vias de comunicação necessitavam de uma intervenção profunda.
Frederico Castro considerou ainda o voto contra dos eleitos pelo PSD como um mero “tacticismo político” e “puro preconceito político”.
vada à reunião de Câmara pelos vereadores do PS, que propunha a intervenção urgente nas estradas municipais de Ventuzela (na freguesia de S. Martinho do Campo) e de N.ª S.ª da Alegria (na freguesia de Louredo).