Homenagens, requalificações e a nova antena de informação europeia

Póvoa de Lanhoso:
Concelho celebrou 722 anos

A Póvoa de Lanhoso viveu, a 25 de Setembro, o Dia do Concelho. As cerimónias de comemoração dos 722 anos do concelho contaram, para além da sessão solene, com homenagem a individualidades e entidades, a visita às instalações requalificadas do Posto de Turismo, no edifício da Casa da Botica, e a abertura da antena de informação europeia da Póvoa de Lanhoso, que vai possibilitar o acesso a toda a informação das instituições europeias.
No decurso da sessão solene, o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista, destacou que o trabalho desenvolvido neste primeiro ano de mandato passou pela aposta em “investimentos prioritários sem comprometer o futuro das contas da autarquia, recorrendo, se possível, a candidaturas a fundos comunitários que permitem um menor esforço do orçamento municipal”. Exemplos disso são o Centro Interpretativo Maria da Fonte (em construção); a requalificação das piscinas cobertas, através da implementação de medidas de eficiência energética e a requalificação dos campos de jogos municipal e de Santo Emilião, onde serão colocados dois relvados sintéticos. As quatro candidaturas rondam os quatro milhões de euros.
“Apesar destes investimentos, a autarquia apresenta as suas contas equilibradas, revelando uma dívida que tem descido gradualmente e que se encontra nos valores mais baixos da última década”, apontou Manuel Baptista, revelando que “fica bem claro que após termos consolidado as duas áreas prioritárias da autarquia – intervenção social e educação - estamos agora a construir e a requalificar equipamentos culturais e desportivos, seguindo a estratégia de desenvolvimento do concelho que os povoenses validaram recentemente”.
“O Dia do Concelho é pois o momento escolhido para recordar a nossa história e   elevar a nossa identidade, para fazer o devido reconhecimento público a quem serve a nossa terra, e para apresentar as realizações do presente, apontando caminhos para o futuro”, recordou o edil, fazendo alusão aos 722 anos da fundação do concelho da Póvoa de Lanhoso.
No decurso da sessão solene, Amândio de Oliveira, presidente da Assembleia Municipal, destacou, de entre outros aspectos, que “o valor das terras é o somatório dos valores individuais dos seus filhos, dos seus habitantes, dos seus trabalhadores e dos seus dirigentes”.
“Não estamos ainda satisfeitos com o que já temos, mas estamos seguros que com o querer colectivo dos povoenses vamos ter cada vez mais. A Póvoa de Lanhoso orgulha-se das suas gentes”, disse o presidente da AM.
O Posto de Turismo da Pó-voa de Lanhoso apresenta, agora, um ar mais acolhedor e moderno. Receber condignamente os visitantes foi um dos objectivos da intervenção operada pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso. O branco predomina num espaço onde se pode encontrar a filigrana, o artesanato, os vinhos e demais produtos do concelho.
No momento de visita ao espaço, o vereador da Cultura da autarquia povoense, Armando Fernandes, apontou que o espaço é “uma pequena mostra daquilo que somos e também daquilo que temos”.
Manuel Baptista apontou, no decurso da sessão solene que o objectivo foi “tornar este serviço de turismo mais atractivo e útil para quem nos visita”.
A sessão solene do Dia do Concelho, realizada nos Paços do Concelho, contou com a homenagem a quatro individualidades e entidades do concelho. O escritor Cunha de Leiradella, Domingos Silva, presidente da AADVDB, o desportista Davide Machado e a Associação de Geminação Taíde/Gerzat e Gerzat/Taíde foram os homenageados deste ano.