Póvoa de Lanhoso

Rastreios para comemorar
Dia Mundial da Saúde
As comemorações do Dia Mundial da Saúde, a 10 de Abril, ficaram marcadas, na Póvoa de Lanhoso, pela realização de rastreios e de ac
Sensibilizar e alertar a população para a importância da prevenção no que respeita à saúde foi um dos objectivos da iniciativa que reuniu à sua volta elementos da Unidade de Cuidados à Comunidade Coração do Minho do Centro de Saúde da Póvoa de Lanhoso, da Unidade Móvel de Saúde, da Essilor, do ISAVE, da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso e da Farmácia da Misericórdia, da EPAVE, da Liga Portuguesa Contra o Cancro e da Farmácia de S. José. A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso associou-se às comemorações. No total, foram realizados 548 rastreios.

Povoenses aderiram em grande número

José Alves, residente em Fontarcada, foi um dos povoenses que participou nos rastreios. Avaliou a tensão arterial e a glicemia. “De vez em quando costumo participar nos rastreios. É importante existir momentos como este. É muito bom para sabermos como está a nossa saúde. Faço análises todos os anos e isto é uma maravilha para a comunidade”, revelou José Alves.
A enfermeira Rosa Maria, da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso, foi um das participantes na iniciativa e destacou a grande afluência de povoenses.
O momento foi de avaliação dos vários níveis mas também de transmissão de conselhos e alertas pois, como a própria referiu, algumas pessoas ainda não estão muito elucidadas dos perigos, nomeadamente da tensão alta.
“Quando há rastreios, aproveito para participar”, revelou Elvira Pereira, de Galegos, adiantando ainda que tem cuidado com a saúde e que costuma realizar periodicamente exames. “É muito importante cuidarmos da nossa saúde”, disse.
ções de sensibilização e divulgação na área da saúde. Reunidos vários intervenientes, foram colocados à disposição dos povoenses um conjunto de rastreios, nomea-damente a medição da tensão arterial, diabetes, colesterol e visual. As iniciativas decorreram na Praça Engenheiro Armando Rodrigues, no centro da vila, entre as 10 e as 13 horas.