ASSOCIAÇÃO DE ANDEBOL DA P. LANHOSO

Mais de 60 jovens 
na prática do andebol

Dedicada ao andebol, a AAPL – Associação de Andebol da Póvoa de Lanhoso surgiu, oficialmente, a 11 de Janeiro de 2011. João Ferreira, coordenador da associação, relembra que o novo clube (AAPL) surgiu depois da desistência do anterior clube, o Maria Balaio.
“O andebol é já uma modalidade com alguma consistência na Póvoa de Lanhoso. Tudo terá começado mais a sério com o clube Maonabola, seguindo-se o Isave e depois o Maria Balaio. Já lá vão sete anos”, recorda João Ferreira.
“Os objectivos do clube são essencialmente formativos, mas isso não invalida que cada escalão tenha o seu próprio objectivo desportivo. A filosofia do clube é que os jovens da Póvoa tenham a possibilidade da prática desportiva na sua terra, durante todo o período da sua juventude. Para isso, tentamos criar uma base alargada de jovens, rapazes e raparigas das escolas EB1, para garantir o futuro da modalidade. Os jovens até 10 anos, estão entregues a mim próprio. Os infantis, com o professor Manuel Neves, disputam atualmente o Campeonato regional da A. A. Braga. Os Iniciados, com o professor Álvaro Barbosa, disputam a 2ª fase do campeonato nacional. Os juvenis, de Domingos Nunes, são de momento o escalão com maior visibilidade na AAPL. Disputam o campeonato nacional da 2ª divisão nacional. Os resultados são excelentes, pois contam por vitórias os jogos disputados. Seguem na frente do campeonato e com fundadas esperanças de subir à 1ª divisão, revela João Ferreira.
Luís Carvalho, director, e Domingos Nunes, treinador, deixam mesmo transparecer que o primeiro objetivo já foi conseguido, pois segue líder do campeonato: oito jogos, oito vitórias.
Mas, o principal objectivo é subir à 1.ª divisão. Para isso, pedem o apoio de todos os povoenses.
Domingos Nunes lembra que, “se fosse possível treinar um pouco mais e com algum material específico da modalidade, os jovens povoenses poderão chegar mais longe no panorama nacional”.
Luís Carvalho diz também que “sem a excelente colaboração dos pais dos atletas, não teria sido possível este percurso, imaculado até ao momento”.
“Estes jovens devem merecer o apoio das pessoas da Póvoa das e escolas da Póvoa de Lanhoso”, referem, numa opinião unânime.
“Vivemos com imensa dificuldade. Temos cerca de 60 jovens inscritos na Federação Portuguesa de Andebol e participamos em todas as provas federativas. Terminou este ano o protocolo de colaboração com a FAP e, a partir daqui, todas as inscrições de atletas e provas em que participamos são pagas, pelo que agora tudo é mais difícil”, aponta João Ferreira.
“Os pais são o principal suporte do clube, já que contribuem com um pequena verba mensalmente e são também a nossa “rede de transportes” todos os fins-de-semana. A câmara municipal dá-nos apoio, com a cedência dos espaços desportivos e de umesclarece ainda o coordenador da AAPL.
pequeno subsídio. Pena é que não possa, pelo menos, pagar as inscrições a exemplo do que fazem algumas autarquias vizinhas, como forma de apoiar a formação de vá-rias modalidades”,