EDITORIAL


Armindo Veloso
 

SENADOR

Num programa de televisão que vai para o ar às segundas-feiras na TVI 24 Medina Carreira, ex-ministro das finanças e Silva Lopes, também ele ex-ministro das finanças ‘decorados’ por Judite de Sousa, como moderadora, esgrimiam argumentos acerca das famigeradas contas públicas. No tema das reformas e da sustentabilidade da segurança social Silva Lopes pôs-se a jeito e Judite de Sousa perguntou-lhe quantas reformas ele tinha. Sem hesitar um segundo Silva Lopes respondeu-lhe quatro. Quatro?! Exclamou a senhora que ganha mais de vinte mil euros mês, o senhor é um açambarcador de reformas... Olhe, disse-lhe Silva Lopes, tenho três minhas e uma da minha mulher que já morreu. Essa, continuava ele, não tem jeito nenhum eu tê-la que independentemente de ser cerca de quatrocentos euros não deveria ser paga nem a mim nem a ninguém como eu porque a pensão de sobrevivência só deveria ser paga a quem precisa dela. Mas, dizia ele, não pense que  ganho muito. Neste momento, as quatro juntas dão líquidos três mil e tal euros, não chega a quatro. Para quem descontou 52 (!) anos nos lugares que estive não é nenhum escândalo. Mas digo-lhe mais, eu estou disposto a que o governo, dado o momento que vivemos, me dê só dois mil euros desde que o faça para todos os que têm a minha situação e que serão algumas dezenas de milhar. Não resolvia o problema do país mas era um sinal para o povo que está a viver muito mal, concluiu. Perante os protestos de Medina Carreira dizendo ao seu amigo e colega que não tinha nada que se estar a confessar ali em público Silva Lopes não lhe ligou nenhuma e disse tudo o que lhe apeteceu dizer.
Não errarei muito se disser que Silva Lopes: ex-ministro das finanças; ex-consultor da antiga CEE; ex-administrador da Caixa Geral de Depósitos; ex-presidente do conselho de administração do Montepio Geral entre outros cargos, não terá no final do mês um valor muito diferente do que alguns pivot´s de televisão gastam no mesmo período em roupa, massagens, maquilhagem e adereços. É o mundo em que vivemos. Mesmo assim  Silva Lopes está disposto a dar mais.
Fiquei em silêncio com este senador da República.
Até um dia destes.