EDITORIAL


Armindo Veloso
 

Povo invicto 

Por vezes alguns de nós ao referirmo-nos ao Porto tratamo-lo por ‘Cidade Invicta’. Essa definição resulta da memória histórica do Porto não ter cedido aos invasores.
Vou utilizar essa definição e transpô-la para o povo do Porto porque de facto é ele que é invicto.
O povo do concelho do Porto é o que tem dado mais mel pelas barbas àqueles que o querem usar a seu bel-prazer.
Pegando nos resultados em eleições autárquicas, há doze anos Fernando Gomes, então presidente do município com grandes resultados, depois de ter sido ‘escorraçado’ do governo de Lisboa, apareceu, qual D. Sebastião, e apresentou-se novamente ao eleitorado do Porto. Perdeu para Rui Rio contra todas, todas as expectativas.
Durante esses quatro anos de gestão de Rio e dadas as quezílias futeboleiras, dizia-se que Rui Rio iria perder categoricamente as eleições. Resultado: Rio ganhou, esse sim categoricamente.
Dando um salto para as últimas eleições, o ‘D. Sebastião’ de Vila Nova de Gaia apresentou-se aos eleitores do Porto com a fórmula gaiense e até prometeu juntar as cidades. Com a comunicação social aos pés, segundo se consta só em 2013 investiu bem mais de seiscentos mil euros de publicidade no JN, as primeiras sondagens davam-lhe uma vitória folgadíssima. Talvez por pudor elas foram-se apertando.
Quais sondagens qual quê, Rui Moreira sem apoios partidários – o CDS colou-se mas nunca lhe foi passado cartão na campanha -  ganhou estrondosamente as eleições com Rui Rio a bater palmas.
Ponham clubes; jogadores; actores; empresários e outros caciques a fazer arruadas que mesmo assim o povo do Porto é invicto nas suas convicções.
Parabéns.
Até um dia destes.