Autárquicas'13

 Vitória na maioria das Juntas

O acto eleitoral do passado domingo, dia 29 de Setembro, traz novos rostos à presidência das Juntas de Freguesia do concelho. A limitação de mandatos à qual se junta a reforma administrativa veio alterar o panorama concelhio. A reforma administrativa reduziu de 29 para 22 as freguesias no concelho, seis das quais “União das Freguesias”.
Na votação para as Assembleias de Freguesia, o PSD levou também a melhor sobre o PS. Das 22, o PSD venceu, com listas próprias, em 14 delas: União das Freguesias de Esperança e Brunhais, Garfe, Lanhoso, Monsul, Póvoa de Lanhoso (Nossa Senhora do Amparo), Rendufinho, Santo Emilião, S. João de Rei, Serzedelo, Sobradelo da Goma, Taíde, Travassos, União das Freguesias de Verim, Friande e Ajude e Vilela.
Quanto ao PS, os socialistas conseguiram vitória na União das Freguesias de Águas Santas e Moure, União das Freguesias de Campo e Louredo, União das Freguesias de Fontarcada e Oliveira, Galegos e Geraz do Minho. Na União de Freguesias de Calvos e Frades, Covelas e Ferreiros venceram as listas independentes: Lista Independente de Calvos e Frades, RIC – Renovação e   Inovação de Covelas e Lista Independente de Ferreiros. Duas delas, de Covelas e Ferreiros, deram o seu apoio a Manuel Baptista no decurso da campanha política, pelo que se devem juntar aos elementos do PSD na Assembleia Municipal. Em Garfe e Galegos as votações para a Câmara e Assembleia de Freguesia não tiveram o mesmo sentido. Em Garfe, para a Assembleia de Freguesia venceu a candidatura PSD mas na votação para a Câmara Municipal venceu o PS. O contrário aconteceu em Galegos, com o PS a sair vencedor na votação para a Assembleia de Freguesia mas na votação para a Câmara Municipal foi o PSD quem obteve mais votos.
Em algumas freguesias, a diferença de votos foi pequena. Um desses casos foi em Galegos, com o PS a obter mais nove votos que a lista PSD. Também em Garfe, o PSD venceu por nove votos a lista do PS. Em S. João de Rei, o PSD venceu por apenas quatro votos a lista PS e na União de Freguesias de Calvos e Frades, a lista independente teve mais oito votos que a candidatura do PS. Recorde-se que nesta freguesia, e nas eleições para a Assembleia de freguesia, apresentaram-se a votos cinco listas.
Com os resultados deste ano, três juntas de freguesias passam a ser presididas por senhoras: a Armandina Machado, presidente da Junta de Freguesia de Vilela, junta-se, este ano, Carla Ferreira (Ferreiros) e Dora Ribeiro (Serzedelo).