Programa renovado com subsídio de 13 mil euros

Crianças na defesa das florestas

A feira semanal foi ‘invadida’ pelos mais pequenos. Na manhã de quinta-feira, dia 30 de Maio, os mais novos empunharam cartazes em defesa das florestas do concelho da Póvoa de Lanhoso e distribuíram folhetos a todos quantos encontravam na feira semanal. A iniciativa, realizada nos dias 23 e 30 de Maio, resultou da parceria entre o Destacamento da GNR da Póvoa de Lanhoso, CIM do Ave e Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, através do Gabinete Técnico-Florestal, e nela participou um grupo de crianças dos jardins-de-infância da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso.
Assumindo-se como verdadeiros defensores das florestas, os mais novos entregaram folhetos alusivos à protecção das casas dos incêndios florestais e à protecção e conservação das florestas.
“Estamos a chegar a um período que costuma ser um flagelo para as forças portuguesas, devido aos incêndios. Todos os anos acontecem essas situações e a nós compete-nos, além da nossa missão de fiscalização e vigilâncias das florestas, também, através dos Programas Especiais, sensibilizar as populações”, esclareceu o Capitão Amado, comandante do Destacamento da GNR da Póvoa de Lanhoso.
“As crianças são o melhor interlocutor que podemos ter para transmitir os conselhos que queremos levar às pessoas e vemos pela reacção da população que ficam contentes e mais sensíveis àquilo que as crianças lhes estão a transmitir”, disse ainda aquele militar.
Nos espaços rurais, durante o período crítico, e fora deste sempre o risco de incêndio seja muito elevado ou máximo, não é permitido: Fazer lume ou fogueiras; queimar restos das actividades agrícolas ou florestais; fazer queimadas para a renovação de pastagens; fumigar ou desinfectar apiários; a circulação de tractores, máquinas e veículo de transporte pesados que não possuam extintores; sistema de retenção de faúlhas ou faíscas e tapa chamas nos tubos de escape ou chaminés.
O lançamento de foguetes e de balões de mecha acesa é proibido em todo o território nacional.